ICMBio tem novo presidente; Ricardo Soavinski assume no lugar de Rômulo Mello

Postado em nov 9 2016 - 7:00am por Jornal da Chapada
icmbio

Soavinski foi indicado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho | FOTO: Reprodução/ICMBio |

O servidor de carreira e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, assume a presidência do órgão no lugar de Rômulo Mello – que faleceu no mês passado. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (8) com a nomeação do novo presidente. Soavinski foi indicado pelo ministro Sarney Filho, e ocupava o cargo de secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Soavinski integrou a direção do Instituto logo após a sua fundação, em 2007, como diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (2008 a 2012). Antes de ir para o MMA, em meados deste ano, ele estava à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná. Paranaense de Maringá, Ricardo Soavinski graduou-se em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, em 1986.

Ao longo desses 30 anos, sempre atuou na área pública em projetos de pesquisa, manejo e conservação de fauna, criação e gestão de unidades de conservação (UCs) e desenvolvimento do ecoturismo. Participou da implementação do Projeto Peixe-Boi Marinho no Nordeste, que resultou na criação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), hoje vinculado ao ICMBio; ajudou a criar inúmeras UCs; e contribuiu na idealização e elaboração do modelo de concessões de serviços de uso público nos parques nacionais, que vem dando bons resultados em várias unidades de conservação federais.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.