Prefeitos, vereadores e gestores municipais eleitos e reeleitos participaram do encontro de orientação promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento aconteceu na última quarta-feira (16), no Hotel Fiesta, em Salvador, e entre os cerca de 1,5 mil agentes públicos estavam os prefeito eleitos de Itaberaba e Itaetê, ambos na Chapada Diamantina, o jovem Ricardo Mascarenhas (PSB) e Valdes Brito (PT).
O objetivo do evento, segundo seus organizadores, foi chamar a atenção dos atuais prefeitos e dos novos prefeitos eleitos no último pleito, sobre os procedimentos legais e administrativos que devem ser adotados para que haja uma saudável transmissão de cargo. Isso deve acontecer para que os novos dirigentes municipais possam assegurar a continuidade operacional dos serviços públicos e planejar as primeiras medidas à frente dos municípios.
Na oportunidade, Ricardo Mascarenhas e Valdes Brito se reuniram em bate-papo com o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), e aproveitaram para enriquecer os seus conhecimentos sobre o funcionamento prático da máquina pública. Já que o gestor de Bom Jesus da Lapa está fazendo sucesso com um vídeo na internet onde conta sua experiência como prefeito do município.
Participaram do evento na capital o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e presidente do TCE de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal, o diretor da Escola de Contas do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, o prefeito de Salvador – que foi reeleito, Antônio Carlos Magalhães Neto.
Também estiveram a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa, promotor Walmiro Macedo, a procuradora Aline Rêgo Rio Branco, chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCM e o superintendente do Sebrae na Bahia, Adhvan Furtado.
Jornal da Chapada