Chapada: Escalada tem Igatu como ponto central para formação de desportistas

Postado em nov 24 2016 - 8:06pm por Jornal da Chapada
internet

O esporte é referência no local e pode ser praticado por pessoas de diferentes idades | FOTO: Divulgação/Boulder |

O distrito de Igatu, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, além de ser um local de belas paisagens formadas pela natureza é considerado como um point nacional para escalada por conta de suas formações geológicas. O escalador LP Silva, nativo de Igatu, pode confirmar isso. Ele começou a escalar na Escolinha de Escalada e Montanhismo do Centro Cultural Chic Chic, uma Organização Não Governamental (ONG) com sede no distrito, em 2009 e não parou mais. “Essa mesma ONG já vinha desenvolvendo vários projetos sociais na Vila e, a partir da demanda, vinham muitos escaladores visitar, houve a necessidade de criar a escola”, contou Silva.

Leia também:
Chapada: Evento de escalada Boulder acontece no mês de janeiro em Igatu

Hoje, o esporte é referência no local, há muitas crianças interessadas em aprender as técnicas seguras da escalada Boulder, feita em paredões de até seis metros de altura, com menos instrumentos de segurança que o comum. Para LP, a Vila de Igatu se tornou procurada para a prática por conta da geografia, com muitas cachoeiras, pelo povo acolhedor e pelo fácil acesso aos blocos de pedras.

“Toda pessoa pode praticar o Boulder. Se for um iniciante ele vai escalar algo que ele consiga desenvolver, seja criança, jovem ou até mesmo uma pessoa com mais de 50 anos sempre haverá a possibilidade”, conta LP Silva. Ele e seus amigos são responsáveis pela manutenção nas bases de escalada e muita gente brinca sobre como eles tratam as pedras, uma vez que são filhos e netos de garimpeiros da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.