Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vale do Pati é ótima opção para andarilhos no fim de ano; veja fotos

Existem muitas subidas e descidas íngremes, travessia de rios, terrenos pedregosos e irregulares nessa região | FOTO: Divulgação/Dmitri de Igatu |

O trekking feito no Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos de toda a América do Sul, o que não é um feito qualquer. Mas para encarar essa trilha é preciso preparo.

O ideal para essa trilha é que a pessoa já tenha alguma experiência com caminhadas longas, de até um dia inteiro, obviamente com suas paradas para alimentação, hidratação e pernoite na casa de nativos. Sedentários não são recomendados a fazerem o Pati, já que são até sete dias “puxados” até completar todo o percurso.

Existem muitas subidas e descidas íngremes, travessia de rios, terrenos pedregosos e irregulares nessa região. São três as principais vias de acesso para o início e término da caminhada: Vale do Capão, Guiné e Andaraí e dessa maneira é possível adequar a trilha ao tempo disponível, condições climáticas e, de certa forma, ao condicionamento físico dos visitantes.

A trilha mais curta contempla os principais pontos do Pati, como o Mirante, a Cachoeira dos Funis, o Morro do Castelo, Cachoeirão por cima, e quanto mais dias disponíveis mais poderá ser visto.

1 / 12

Famílias que vivem há muito tempo em remotos pontos do Vale do Pati, recebem os hóspedes em acomodações simples, oferecendo hospedagem com café da manhã e jantar, o lanche de trilha, que substitui o almoço, é preparado pelo guia.

Desse modo os visitantes podem aproveitar a trilha com mais conforto e carregando menos peso. Vale a pena se condicionar fisicamente para apreciar as belezas desse caminho na Chapada Diamantina. Com informações de Ecotur Chapada e Terra Chapada.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas