Ícone do site Jornal da Chapada

Natal de sol durante o dia e tempo frio à noite e ao amanhecer na Chapada Diamantina

A cidade de Lençóis pela manhã | FOTO: Reprodução/Leitor do JC |

foto6
Temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, podem chegar aos 16°C | FOTO: Reprodução |

Para os próximos dias na Bahia, incluindo o final de semana natalino, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo, pois a massa de ar quente e seco continua ganhando força, o que deverá reduzir a nebulosidade e as chances de chuvas em, praticamente, todo o Estado. Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas em todas as regiões, no entanto os maiores índices, com máximas variando de 34°C a 37°C, continuam sendo esperados para o Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste. Mesmo assim, em algumas localidades serão registradas temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Com a atuação dessa massa de ar, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos de chuvas (típicas do verão) em algumas áreas, como nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Nordeste e Sul. Por serem de fraca intensidade e de curta duração, estas não deverão comprometer as festividades de Natal. Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde também há possibilidade de ocorrer chuvas fracas, as temperaturas se manterão elevadas em todo o período, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.

Maré
Entre os dias 23/12 (sexta-feira) e 25/12/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 00h00min e às 02h00min e entre às 12h00min e às 14h00min, com valores variando de 1,6 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 05h00min e às 08h00min e entre às 17h00min e às 20h00min, com valores variando de 0,5 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão para o período entre os dias 23/12 (sexta-feira) e 25/12 (domingo), quando os IUV’s deverão ficar em torno de 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas