A principal via de acesso para a região de Irecê e Chapada Diamantina, a BA-144, há anos tem se deteriorado sem passar por qualquer reforma e, agora, os condutores preferem outras estradas como alternativa, como a BA-131 que liga Miguel Calmon a Porto Feliz.
O fluxo de veículos que migrou enormemente para este trecho acabou piorando também esta via, pois até veículos pesados trafegam por esta rodovia na tentativa de fugir dos cascalhos da BA-144 e agora se deparam com as crateras que tomam conta principalmente entre o trecho de Andaraí, localidade do município de Piritiba, a Porto Feliz.
Motoristas chegam a trafegar parte deste trecho por uma via vicinal que fica paralela ao que resta desta rodovia. Caso não haja urgentemente uma intervenção para recuperação da BA-131 acontecerá o mesmo que houve com a BA-144. Através de uma rápida pesquisa na internet pode se comprovar que esta demanda da recuperação da estrada já foi levada por representantes políticos desde 2015, e de lá para cá nada foi feito. Com informações do site Mais Política.