Ícone do site Jornal da Chapada

Incêndios florestais são combatidos na Chapada Diamantina com auxílio de aeronave

reprodução
Focos foram identificados entre Andaraí e Mucugê, e na região de Lençóis e Jacobina | FOTO: Ilustrativa/Arquivo|

Novos focos de incêndios florestais foram identificados e combatidos na região da Chapada Diamantina e Norte da Bahia, de acordo com informações da equipe de campo da Sema/Inema e Corpo de Bombeiros Militares, em boletim enviado ao Jornal da Chapada, nesta quarta-feira (8). Os dados se referem à última terça-feira (7), e apontam para incêndio entre os municípios de Andaraí e Mucugê (assentamento de Mocambo), junto à BA 142. “Foi feito sobrevoo de monitoramento, onde foi possível identificar uma área queimada, porém já com o foco extinto”, aponta trecho da nota.

Combate e monitoramento são mantidos em Jacobina e na região Norte | FOTO: Divulgação/Sema |

Ainda conforme a equipe de campo, também houve foco de incêndio no município de Lençóis – às margens do rio Santo Antonio. O fogo foi combatido com a utilização da aeronave, um helicóptero, com bambi bucket. “Apenas como forma preventiva, estão sendo feitos monitoramentos nos municípios de Andaraí, Mucugê e Lençóis”, informa a equipe por meio de comunicado.

Leia também
Governo baiano segue com monitoramento aos incêndios na Chapada Diamantina
Chapada: Focos de incêndio são reduzidos em Pindobaçu; fornos de carvão são encontrados em Wagner

Já no município de Jacobina, na Chapada Norte, teve ações com o apoio do helicóptero com bambi bucket, além de brigadistas e bombeiros militares no combate aos focos, e na atuação de rescaldo dos focos. “Monitoramentos estão sendo feitos nessa região como forma de acompanhamento para evitar possível reignição do fogo”.

Teve relato de pequenos focos combatidos no Centro Norte do estado, nos municípios de Pindobaçu e Antônio Gonçalves. “Em Pindobaçu, o fogo possivelmente foi proveniente de reignição de focos já extintos. Já a ocorrência identificada em Antonio Gonçalves pode ter sido provocada por ação humana”, diz a nota. Jornal da Chapada com informações da Sema, Inema e Corpo de Bombeiros.

Leia também
Chapada: Brigadistas de Itaetê combatem incêndio com apoio da prefeitura local
Chapada: Incêndio atinge segunda serra em Jacobina no período de uma semana

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas