O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) executa uma operação de combate aos focos de incêndio que vêm se formando na região de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Um helicóptero e uma aeronave auxiliam a ação com condução de brigadistas para a região, e também através de um Bambi Bucket, equipamento que permite coletar água e jogar diretamente nas chamas. As informações foram publicadas pelo Inema, nesta sexta-feira (17).
Os principais focos se formaram em regiões de nascentes da bacia do rio Itapicuru e, portanto, além de afetar os moradores próximos, também atinge a todos que dependem das águas do rio. A operação, iniciada no fim do mês de janeiro, estará em execução até que as chamas tenham sido totalmente debeladas. A supervisão da atividade é realizada pelo coordenador regional Diogo Rios e pelo o técnico em meio ambiente, Marcone Matos.
“Estamos preocupados em coibir e combater os danos ambientais, e essas ações ao longo do rio Itapicuru visam permitir que a água chegue ao município de Queimadas, para que não comprometa o consumo humano, que é o nosso objetivo principal”, salientou Diogo Rios. A operação também atinge os municípios de Jacobina, Mirangaba, Saúde, Caem, Antônio Gonçalves e Pindobaçu, tanto no monitoramento quanto no enfrentamento às chamas. As informações são do Inema.