Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas devem continuar na Bahia e temperatura mínima deve chegar aos 16°C na Chapada Diamantina

chuv
Na Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C | FOTO: Reprodução |

O tempo na Bahia deverá continuar instável, situação ainda atribuída à influência de um canal de umidade que vem atuando há vários dias, mantendo boa parte do Estado com ocorrência de chuvas. Nos próximos dias, estas deverão se concentrar na faixa centro-sul e oeste, onde a previsão será céu nublado a parcialmente nublado. Ao longo do período, também não se descarta a ocorrência de eventos de chuvas moderadas em algumas localidades dessa faixa. Já no Norte e Nordeste, onde a tendência é de que haja uma redução das chuvas, a previsão é de céu parcialmente nublado.

Mesmo assim, há possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. Apesar da continuidade desse tempo instável, as temperaturas se manterão elevadas na maior parte do Estado, com máximas variando entre 33°C a 36°C, na faixa centro-oeste e nordeste. Porém na faixa leste, estas máximas não deverão ultrapassar os 32°C. Na Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C. Na cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas frequentes ao longo do período.

Leia também
Chapada: Cachoeirão e Ribeirão do Meio também encantam com volume de água após chuvas
Chapada: Lajedinho começa a se reorganizar após temporal do fim de semana
Chuvas devem continuar na Bahia e temperatura mínima deve chegar aos 16°C na Chapada Diamantina

As temperaturas na capital baiana não deverão ter grandes variações, oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C. O início do outono apresenta características semelhantes a do verão, ou seja, com temperaturas elevadas, chuvas mais intensas, bem como, o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação pode ser vista na previsão para os dias 4 e 5 de março, terça e quarta, quando estes deverão variar de 10 a 12 em todo o Estado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidades “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados à saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc. As informações são do Inema.

Leia também
Chapada: Cachoeira da Fumaça impressiona com volume de água que ganhou da chuva; confira
Chapada: Cachoeira do Buracão encanta ainda mais com o volume de água após as chuvas
Chapada: Prefeitura de Itaetê atua para sanar problemas decorrentes das fortes chuvas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas