Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cine Teatro Orlando Senna será inaugurado em Lençóis na próxima terça

jc
O equipamento compõe o Centro Cultural Ecoviva e possui 120 lugares com sala e equipamento completo de projeção para audiovisual | FOTO: Montagem do JC/Sectur |

O Cine Teatro de Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, que levará o nome do cineasta baiano Orlando Senna, será inaugurado na próxima terça-feira (30), às 19h30. O evento será marcado pela apresentação da palestra ‘O Universo Audiovisual – o Cinema e seus derivados’. O equipamento compõe o Centro Cultural Ecoviva e está localizado na Ladeira do Tomba Surrão, em Lençóis, dispondo de 120 lugares, sala e equipamento completo de projeção para audiovisual, palco com 41 metros quadrados, 10 refletores para cena, camarim e acessibilidade para cadeirantes em todo o espaço de plateia e palco.

O Ecoviva destina-se ao apoio das manifestações culturais, e “para manter a lembrança das personalidades nascidas neste município e as que por aqui passaram”, comentou um dos idealizadores do espaço, Paulo Maciel. Ex-diretor da escola de cinema de Cuba, Orlando Senna consagrou-se na sétima arte dirigindo os longas-metragens ‘Diamante Bruto’, 1977; ‘Iracema – Uma Transa Amazônica’, 1974; além de ‘69 – A Construção da Morte’, 1969.

Senna atuou como ator em ‘Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro’, 2014; ‘Caveira My Friend’, 1970; ‘O Grito da Terra’, 1964. Entre os seus roteiros para o cinema estão ‘Brascuba’, 1987; ‘Ópera do Malandro’, 1986; ‘Coronel Delmiro Gouveia’, 1978; ‘Diamante Bruto’, 1977; ‘O Rei da Noite’, 1975; ‘A Construção da Morte’, 1969. Orlando Senna também assinou diversas obras literárias entre elas as ‘Sábanas y Sueños’, de 2012; ‘Os lençóis e os sonhos’, e ‘O homem da montanha’ (autobiografia, editoração Hermes Leal). Jornal da Chapada com informações da Sectur de Lençóis.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas