CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

#Salvador: Deputado lamenta situação do CSU de Pernambués e diz que vai apresentar emenda

foto
O deputado federal do PT, Valmir Assunção | FOTO: Agência Câmara |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) lamentou, esta semana, a situação de abandono do Centro Social Urbano (CSU) do bairro de Pernambués, em Salvador. Esta questão é considerada pelo parlamentar como fundamental para a qualidade de vida da população local e propõe uma emenda para a reforma do CSU. “Vamos estudar, conversar com os envolvidos e trabalhar uma emenda para reformar totalmente o equipamento público”, informa Assunção, que foi secretário estadual da pasta que gerenciava os centros sociais na capital.

“Antes de deixar a então Sedes [Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza] foram realizadas várias reformas nos CSU’s. Estou muito triste com essa situação atual”. Para o deputado petista, o levantamento será feito o mais rápido possível para encaminhar ao governo a emenda parlamentar para fazer reforma e manutenção. “Uma das propostas dos Centros Sociais Urbanos é de ser um caminho para que as crianças não vão para a marginalidade. Mais que isso, os conselhos que já existem nas secretarias devem ocupar os CSU’s, como o Conselho da Juventude, LGBT, de Saúde, de Assistência Social, para oferecer algo à comunidade”.

O líder do PT na Câmara de Vereadores de Salvador, e representante do bairro, vereador Luiz Carlos Suíca aponta que o equipamento público “está destruído e que é preciso mudanças para que de fato o local seja recuperado”. Suíca diz que o local é um espaço público estadual, e sugere o que a prefeitura de Salvador poderia fazer. “É bom lembrar que o espaço do CSU é utilizado, em sua maior parte, pela prefeitura como Posto de Saúde, Conselho Tutelar e Creche, que foi uma luta nossa que eles reformassem as creches, já tem dois anos que colocaram uns contêineres e a prefeitura, mesmo com a autorização do Estado, não fez nada até agora, não derrubou o prédio para fazer uma nova creche”.

O líder do PT afirmou que o assunto foi pauta de reunião, diversas vezes e também na última semana, com o atual secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, que é quem cuida dos CSU’s. “Já tivemos várias reuniões inclusive com projetos, como para construir horta comunitária. Mas o governo se depara com uma questão de verba, que não tem. Mas não depende só do governo, depende também que as comunidades possam preservar mais os espaços”. Para Suíca, a prefeitura tem que cuidar dos espaços públicos da prefeitura, “que são diversos campos que precisam de atenção e não pode só dar atenção na época da eleição”.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios