Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fligê 2017 leva homenagens ao autor Euclides da Cunha para Mucugê

capa
A Feira Literária de Mucugê une Euclides da Cunha e a sua obra ‘Os Sertões’ num contexto local, onde as belezas e mazelas do Nordeste necessitam ser vistas pelo mundo | FOTO: Montagem do JC/Fligê |

A 2ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê 2017) acontece de 10 a 13 de agosto com uma programação totalmente gratuita e vai levar homenagens ao autor Euclides da Cunha (1866-1909) para a Chapada Diamantina. Com o tema central ‘Somos paisagens dos sertões em rotas de composições’, a Fligê 2017 une o autor e a sua obra ‘Os Sertões’ num contexto local, onde as belezas e mazelas do Nordeste brasileiro necessitam ser vistas pelo mundo.

“As rotas dos sertões passam por Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, pelo Nordeste e na construção dessas trilhas é possível se ver o Brasil, transver e conhecê-lo com outros olhares”, explica Ester Figueiredo, curadora da Fligê. Entre os dez livros indicados pelo sociólogo Antonio Candido para se compreender o Brasil está justamente ‘Os Sertões’.

A escolha do homenageado também rememora os 120 anos da Guerra de Canudos, uma vez que Euclides da Cunha presenciou uma parte do combate como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e o descreveu com riqueza de detalhes na mencionada obra-prima da literatura brasileira, publicada em 1902.

Leia também
Chapada: Edição 2017 da Feira Literária de Mucugê será lançada nesta sexta em Vitória da Conquista
Chapada: Feira Literária de Mucugê acontece de 10 a 13 de agosto; veja como foi o lançamento

Imagens da Fligê 2016 capturadas por Rosilda Cruz -Secult

1 / 6

Leia também
Chapada: Elomar Figueira Mello lança livro durante Feira Literária de Mucugê em agosto
Chapada: Deputado Jean Wyllys está confirmado na Feira Literária de Mucugê em agosto

Homenageado
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1886-1909) nasceu no Rio de Janeiro. Fez sua carreira como escritor, jornalista, professor e poeta. Seu livro de maior destaque, ‘Os Sertões’, tornou-se conhecido por seu caráter científico e cultural, privilegiando a veiculação de informações das mais diversas áreas do conhecimento, e ganhou destaque e notoriedade ao longo do século XX no Brasil.

As cartas de Euclides da Cunha para seus amigos revelam um homem esperançoso, preocupado com as questões da cidade, idealista e voltado para uma ocupação laboral mais regular do que a do artista. Com a publicação do romance ‘Os Sertões’, Euclides da Cunha esperava um “lucro de ordem moral: a opinião nacional inteira que, pelos seus melhores filhos, está inteiramente ao meu lado”. Apesar de ter obtido baixos lucros com sua produção romanesca, o escritor atingiu a admiração literária dos seus pares e figura, hoje, entre um dos grandes nomes da Literatura Brasileira.

Fotos de divulgação da Fligê – Facebook

Fligê 2017
A Feira Literária de Mucugê acontece de 10 a 13 de agosto, com uma programação totalmente gratuita que abrange conferência, mesa de conversa, encontros literários, concertos líteros musicais, lançamentos de livros, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, intervenções artísticas, filmes, shows e atividades afins.

O evento conta com a participação de conceituados autores e autoras do circuito nacional, bem como a nova geração que se dedica a encontrar seu espaço para apresentação de sua obra. Esse festival é uma realização do Coletivo Lavra e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), das Secretarias Estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas