Um incêndio florestal na região da Serra da Santana, no município de Piatã, na Chapada Diamantina, foi identificado neste sábado (3), por brigadistas voluntários. De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, equipes de combatentes já estão mobilizadas para atuar na área atingida, inclusive com planejamento para saber o melhor horário para intensificar os trabalhos de contenção do fogo.
“Estamos com equipe mobilizada para descer para o incêndio e só falta a questão da logística [locomoção] para irmos ao combate”, salienta Cesar Maciel, da brigada Anjos da Chapada, que fica no município de Seabra.
Segundo Maciel, a equipe já está pronta e caso tenha necessidade vai atuar em Piatã. Ele diz que nos últimos combates na região, a brigada teve o apoio do Inema e do Corpo de Bombeiros, mas explica que o sábado é difícil para mobilizar recursos para deslocamento.
Conforme dados, o fogo pode se alastrar rapidamente se não for combatido com rapidez. “Ainda bem que existem voluntários na Chapada Diamantina, caso contrário a degradação da vegetação na região seria muito maior.
Combater fogo, tanto de dia quanto à noite é complicado, só para quem é treinado mesmo”, confidencia um brigadista ao Jornal da Chapada. No último dia 27 de maio, um foco foi localizado em Andaraí, mas foi rapidamente debelado (veja aqui). A Brigada Voluntária Anjos da Chapada está de plantão 24h por dia e atende no número 75 99945-5225.
Jornal da Chapada
Confira imagens da reunião da Brigada Anjos da Chapada