Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Arraiá da Ita’ quebra recorde de público e movimenta comércio na região de Itaberaba

são joão
A estimativa da prefeitura local é que 15 a 20 mil pessoas participem diariamente dos festejos e 200 famílias tiveram a oportunidade de aumentar sua renda oferecendo serviços durante os festejos | FOTO: Divulgação/Ascom |

O ‘Arraiá da Ita’ levou milhares de pessoas ao centro de Itaberaba para curtir o forró preparado pela administração ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB). Nem a chuva, que caiu em determinado momento do evento, afastou o público que foi conferir as atrações do segundo dia de festa em Itaberaba na última sexta-feira (23). Mais uma vez a Praça do Coqueiro ficou repleta de gente, a estimativa foi da presença de 20 mil pessoas no local.

A beleza da ornamentação da cidade, com a cenografia de uma vila de interior (Povoado de Ipoeira), foi um dos detalhes mais comentados, muitos presentes ficaram encantados com a construção cenográfica, além das bandeirolas colorindo o alto da pista de dança, das esculturas de sanfonas, milho e abacaxis espalhadas pelo local da festa. O prefeito Ricardo Mascarenhas, em conversa com o Jornal da Chapada, disse estar contente com o resultado alcançado e agradeceu “as parcerias que contribuíram para o sucesso da festa e os políticos que visitam o município durante este evento”.

De acordo com o empresário e representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Itaberaba), Francisco Queiroz, o popular Chiquinho da Loja Discultura, o comércio de Itaberaba reagiu muito bem ao São João e deve ter movimentado mais de R$ 2 milhão no final de semana. “Pela primeira vez percebemos um comércio completamente envolvido com a organização dos festejos, com as lojas arrumadas, com muitas novidades e bastante movimento. O São João de Itaberaba não pode ser visto apenas como uma festa. As pessoas precisam entender que um evento dessa magnitude produz muita riqueza e gera uma renda extra para a cidade”, salienta.

Todos os leitos de hotéis e pousadas da cidade, por exemplo, estão com ocupações lotadas. Segundo a prefeitura, a estimativa é que de 15 a 20 mil pessoas participem diariamente dos festejos e 200 famílias tiveram a oportunidade de aumentar sua renda oferecendo serviços durante os festejos. “Todos os hotéis lotados, outras centenas de pessoas em casas de amigos e familiares, trazendo dinheiro e aproveitando o melhor São João que nossa cidade já assistiu. Com uma praça impecável e uma organização que conseguiu mobilizar todas as entidades, ficou evidente que Itaberaba tem tudo para entrar de vez no calendário das melhores festas juninas da Bahia”, completa Chiquinho.

Ainda conforme o representante da CDL em Itaberaba, a prefeitura soube explorar bem os patrocínios da iniciativa privada e o apoio dos governos estadual e federal, que arcaram com as maiores atrações da festa. “Itaberaba ainda vai continuar sentindo os reflexos positivos desse investimento, quando todos que trabalharam direta e indiretamente no São João começarem a circular com esse dinheiro que veio de fora. Agora é continuar esse diálogo que tem produzido excelentes resultados. Iniciativa pública e privada precisam andar juntas para consolidar de vez Itaberaba como a cidade Polo da Chapada”, completa.

Apresentações musicais
Na última sexta-feira (23) tocaram no palco montado na Praça do Coqueiro o sanfoneiro Targino Gondim, que apresentou músicas tradicionais como a ‘Numa Sala de Reboco’, do rei Luiz Gonzaga, a banda prata da casa Porta 100 Tramela e a banda soteropolitana de forró Estakazero. No palco específico do forró Pé de Serra, que já é tradição em Itaberaba, artistas como o Trio Nordestino, Pombinho do Acordeon e Trio Vorta de Rio, fizeram a alegria dos forrozeiros. Neste sábado (24) tem bloco junino e arrastão do samba e as apresentações musicais ficam por conta de Bete Nascimento, Capitão Forró, Xaxá Dumdum e Filomena Bagaceira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas