Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Marcão será diplomado e empossado nesta terça no município de Lençóis

foto
O novo prefeito é diplomado às 11h no cartório eleitoral e, em seguida, é empossado na Câmara de Vereadores | FOTO: Jornal da Chapada |

Será diplomado e empossado nesta terça-feira (11), o novo prefeito do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, Marcos Airton Alves de Araújo, o popular Marcão (PRB). A diplomação acontece às 11h no Cartório Eleitoral e a posse, às 12h, na Câmara Municipal de Vereadores. Marcão será declarado prefeito de fato e de direito do município referência para a Chapada Diamantina após esperar quase sete meses por decisão dos órgãos eleitorais. Os tribunais Regional Eleitoral (TRE) e Superior Eleitoral (TSE), sendo que este último se pronunciou a favor, na última sexta-feira (7), em Brasília, por meio de liminar na ação cautelar requerida por Marcão.

O político foi eleito em 2016 com 2.411 votos, derrotando a segunda colocada Vanessa Senna (PSD) – que obteve 2.341 votos. Atualmente, o município de Lençóis é administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Florisvaldo Bispo dos Santos, o Flor Guia (PP), vereador que foi o menos votado no pleito de 2016, com 113. Na liminar que garante diplomação e posse de Marcão, subscrita pelo relator ministro do TSE, Admar Gonzaga, é criticada ainda a decisão do TRE-BA. Gonzaga diz que o tribunal violou a soberania popular demonstrada nos votos obtidos por Marcão nas urnas, segundo ele, plenamente elegível antes do encerramento do processo eleitoral, isto é, da diplomação dos eleitos de 2016.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas