Agora sim Marcos Airton Alves de Araújo, o popular Marcão (PRB), é prefeito de Lençóis de fato e de direito. O município da Chapada Diamantina saiu de sua rotina, nesta terça-feira (11), com a manifestação popular em comemoração à diplomação e posse do gestor eleito. Após nove meses de espera, Marcão e seu companheiro de chapa, o vice-prefeito Patrício Alves Sá (PTdoB) foram diplomados e empossados. A sessão de diplomação foi realizada no salão do júri do Fórum Desembargador Carlos Benjamin de Viveiros e começou 11h em ponto. O ato foi conduzido pelo juiz eleitoral João Batista Bonfim Dantas – auxiliado pelos serventuários do cartório e fiscalizado pelo Ministério Público Eleitoral representado pelo promotor Augusto César Matos.
Após assinarem os termos de posse, Marcão e Patrício foram ovacionados pelo povo que lotou o recinto. No final da sessão, o juiz eleitoral concedeu cinco minutos para que os diplomados falassem. Em seu discurso, visivelmente emocionado, Marcão agradeceu a todos que direta ou indiretamente o ajudou nesses últimos nove meses, agradeceu à população pelo voto de confiança, conclamou a parceria do Ministério Público, Judiciário e outras instituições para juntos retirarem Lençóis do atraso. “Sei que teremos muito trabalho pela frente, afinal Lençóis está destruída, vamos fazer uma administração pautada na responsabilidade e transparência”, declara o novo prefeito.
Leia também
Chapada: TSE decide que Marcão é prefeito de Lençóis; população aguarda posse
Chapada: Marcão será diplomado e empossado nesta terça no município de Lençóis
Posse na Câmara de Vereadores
Depois da diplomação, a comitiva liderada pelo prefeito Marcão se dirigiu até a sede do Poder Legislativo Municipal onde, em sessão conduzida pela vereadora Aida Meire de Araújo Neto (PTdoB) – eleita presidente da Câmara no período de recesso -, Marcão e Patrício foram empossados. Durante a sessão, todos os vereadores usaram a palavra e afirmaram que farão uma legislatura voltada para o povo de Lençóis e todos os projetos enviados pelo Executivo em favor do povo serão aprovados. No final, Marcão recebeu a chave simbólica da prefeitura.
Participaram dos dois atos os vereadores que sempre acompanharam Marcão, Aida Meire de Araújo Neto (PT do B), Eraldo Moreira de Souza (PRB), Nildo Carneiro da Silva (PRB) e Mário Rodrigues de Souza, o popular Marinho (PRB). Também se fez presente a família de Marcão, a exemplo da primeira dama Indiara e da filha, a advogada Giovana Alves de Araújo. Prestigiaram as solenidades também, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e assessores do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo Rui Costa.
“A justiça foi feita para o povo de Lençóis. Hoje quem comemora a vitória não é Marcão, muito menos o seu vice Patrício. Hoje quem comemora a vitória é o povo que, infelizmente, por perseguição política, esperou nove meses para concretizar este sonho. Marcão você é íntegro, honesto e tenho certeza que vai trabalhar em prol desse povo sofrido de sua terra. Parabéns ao TSE por essa decisão”, frisa o parlamentar estadual Adolfo Viana em discurso na Câmara de Vereadores. Ele ainda destaca a relação nova de amizade com Marcão, e salienta que o político chapadeiro pode contar com sua estrutura para auxiliar na administração”.
Jornal da Chapada
Confira imagens da diplomação e posse em Lençóis