Ir até onde artistas e realizadores estão. É isso que estão fazendo gestores de cultura da Diretoria de Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em 15 cidades de territórios baianos, onde apresentam o Calendário das Artes 2017. O concurso tem como objetivo atingir a população de toda a Bahia, selecionando propostas e premiando cada um com o valor de R$ 13 mil. Os projetos, que podem ser inscritos para a primeira chamada até o dia 5 de agosto, devem estar ligados às áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas (que envolvem mais de uma área artística).
Nesta sexta-feira (21), no Vale do Capão, no distrito de Caeté-Açú, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, a partir das 18h30, no Circo do Capão, acontece uma apresentação com a presença de Vika Mennezes, coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Funceb. O município de Itaberaba também teve atividade nesta sexta, no Centro Territorial de educação Profissional (Cetep). Na próxima semana, sexta (28), as atividades acontecem em Seabra e Souto Soares. Em Seabra o evento acontece no auditório do Colégio Estadual, às 19h, e em Souto Soares será no auditório da Prefeitura, no sábado (29), às 14h.
Dando sequência às ações territorializadas, no sábado (22), serão contempladas com apresentações as cidades de Porto Seguro, a partir das 15 horas, no Centro de Cultura, e Mutuípe, a partir das 14 horas, na Casa de Cultura. No dia 24 de julho, a cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e Caetité, na região sudoeste, receberão a apresentação, no Teatro Dona Canô, às 19h, e na Casa Anísio Teixeira, às 14h, respectivamente. Em 26 de julho, a ação acontece em Santa Maria da Vitória, a partir das 19h, no Centro Multidisciplinar. Logo depois, no dia 28 de julho, será a vez de Alagoinhas, às 14h, no Centro de Cultura.
No dia seguinte a ação ocorre em Ribeira do Pombal, às 14h, no Auditório da Câmara de Vereadores, e em Souto Soares, às 14h, no Auditório da Prefeitura. Finalizando a programação, Senhor do Bonfim recebe o evento no dia 1º de agosto, a partir das 13h, no Centro de Cultura. A Fundação Cultural do Estado da Bahia é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O total de recursos para prêmios nesta primeira chamada do concurso é de R$ 455 mil. Nesta chamada, as propostas de ações devem ser iniciadas no período de 10 a 30 de novembro deste ano e serão premiadas 35 propostas.
O coordenador de Teatro da Funceb, Wanderley Meira, divulgou o Calendário das Artes 2017 na cidade de Euclides da Cunha, na região nordeste da Bahia. “Percebi um grande número de interessados, durante a apresentação do Calendário; agentes culturais, artistas, produtores da região, tivemos representantes de todas as linguagens artísticas, e eles propagaram o edital para outras pessoas, que também se mostraram interessadas em participar, ampliando a quantidade de interessados”, explicou. Com informações da SecultBA.
Mais informações no Portal da Funceb:
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Próximas cidades:
Local: Itaberaba, 21/07, Centro Territorial de educação Profissional (Cetep) sexta-feira, às 9h
Local: Vale do Capão, Distrito de Caeté-Açú/Palmeiras, 21/07, Circo do Capão, sexta-feira, às 18h30
Local: Porto Seguro, Centro de Cultura, 22/07, sábado, às 15h
Local: Mutuípe, Casa de Cultura, 22/07, Casa de Cultura, sábado, às 14h
Local: Santo Amaro, Teatro Dona Canô, 24/07, segunda-feira, às 19h
Local: Caetité, Casa Anísio Teixeira, 24/07, segunda-feira, às 14h
Local: Santa Maria da Vitória, Centro Multidisciplinar, 26/07, quarta-feira, às 19h
Local: Alagoinhas: 28/07, Centro de Cultura, sexta-feira, às 14h
Local: Seabra: 28/07, Auditório do Colégio Estadual de Seabra, sexta-feira, às 19h
Local: Ribeira do Pombal, Auditório da Câmara dos Vereadores, 29/07, Sábado, às 14h
Local: Souto Soares, Auditório da Prefeitura, 29/07, sábado, às 14h)
Local: Senhor do Bonfim, Centro de Cultura, 1/08, terça-feira, às 13h