Chapada: Feira Literária em Mucugê terá atividades exclusivas para o público infanto-juvenil

Postado em jul 25 2017 - 8:26pm por Jornal da Chapada
fligê

A ‘Fligezinha’ terá atividades durante os três dias da feira literária na Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Em sua segunda edição, a Feira Literária de Mucugê (Fligê 2017), que acontece de 10 a 13 de agosto, preparou uma programação dedicada exclusivamente ao público infanto-juvenil. Denominada de ‘Fligezinha’, a atividade contempla três dias da Fligê com contação de histórias, bate-papo com escritores, apresentação de coral e quadrilha, visita a exposição, lançamento de livro e oficina.

“Através da literatura infanto-juvenil, queremos apresentar o fantástico mundo da leitura e incentivar crianças, adolescentes e jovens a ler mais e ir para além das palavras escritas e também mostrar que existem muitos autores que produzem obras diversificadas para este público”, diz Ester Figueiredo. Ainda, conforme a curadora, a expectativa da equipe é grande em torno do desafio de realizar atividades voltadas para essa parcela da sociedade.

Programação
Regiane Lima Valadares é a escritora que abre a Fligezinha, na sexta (11), às 9h, com um bate-papo sobre o livro Contos e Fábulas: minha fascinação. Em seguida, serão apresentadas As histórias de Dandara e Kenderê, com Sá Binidita (Rosa Griô) e O Reino dos Mamulengos, com Flávia Pacheco, na atividade Contação de histórias. A programação da tarde começa às 14h e se encerra com um bate-papo com a escritora Joyce Lima sobre a Coletânea Janelinhas Encantadas.

No sábado (12), pela manhã, terá mais bate-papo com autores. O público infantil poderá se se divertir com as histórias dos livros A Galinha Adivinhona e Tomate, Pimentão e Cia, dos escritores José Walter Pires e Antonio Moreno, respectivamente. Logo após, o Coral infantil Escola Lapidar, de Mucugê, fará uma apresentação especial. Para o público infanto-juvenil acontecerá um encontro bastante descontraído com as escritoras mirins do livro O Diário de Melinda, seguida da Contação de histórias e lançamento da obra A Índia Guaci, com o autor Leonardo Gomes.

Os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, da zona urbana e rural de Mucugê, realizarão o lançamento do livro-álbum de poesias Fotopoemas – Escrituras da Luz, produzidos por eles a partir do projeto dos professores Rogério Oliveira e Lana Sheila, às 10:30h, com sessão de autógrafos. Contação de histórias com Palmira Heine e Danielle Andrade, encontro com a autora Lilian Menenguci e apresentação da Quadrilha infantil Escola Lapidar marcam as atividades da tarde.

capa

Entre as atividades estão contação de histórias, bate-papo com escritores, apresentação de coral e quadrilha, visita a exposição, lançamento de livro e oficina | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Na Fligezinha, os participantes também têm espaço para a produção de escritos e desenhos. Na manhã de domingo (13), a psicóloga Rumena Cruz Lages ministrará a oficina infantil de Haicai (Haikai, Haiku ou Haicai é uma forma poética, de origem japonesa, na qual as poesias são elaboradas em linha vertical, muitas vezes, acompanhados por uma pintura).

O acesso à educação especial inclusiva é tão importante quanto às técnicas pedagógicas presentes nos tradicionais e atuais modelos de educação, para tanto, a Fligê também colocou na programação da Fligezinha, a participação de Rozilda Almeida, coordenadora pedagógica do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (NAIPD – UESB/ Vitória da Conquista-BA), que fará a atividade de contação de histórias e músicas em LIBRAS, no Espaço Academia da Leitura, a partir das 9h.

O encerramento será realizado às 14h, com uma visita guiada à exposição A Terceira Margem – Canudos e Euclides da Cunha, com expografia do fotógrafo Vinicius Gil (Purki) e exposição do artista plástico Sílvio Jessé. A Fligezinha acontecerá no período matutino e vespertino, a partir das 9h e 14h, nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2017, (sexta, sábado e domingo), no Calçadão Literário e no Espaço Academia da Leitura. Todas as atividades são direcionadas ao publico infanto-juvenil e integra a programação da Feira Literária de Mucugê.

A Fligê 2017 é realizada com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), do Governo do Estado da Bahia – Terra-Mãe do Brasil, através da Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso, com acesso gratuito para todo o público, entre os dias 10 e 13 de agosto de 2017, nos municípios de Mucugê e Andaraí, na Chapada Diamantina/Bahia. A programação completa está disponível no site www.flige.com.br.

Serviço
O quê: 2ª Feira Literária de Mucugê.
Quando: de 10 a 13 de agosto.
Onde: Centro Cultural (Clube), Colégio Horácio Matos, Casa da Filarmônica, Pç. Cel. Propércio (Calçadão), Cesta do Povo, Espaço Academia, Museu e Centro Histórico de Mucugê.
Entrada gratuita.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.