Visando fomentar boas práticas de gestão nas escolas, com foco no compromisso com o ensino de qualidade e na aprendizagem, a administração ‘Itaberaba de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), por meio da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela pedagoga Maria da Glória Pina, realizou o evento do projeto ‘Educação em Destaque’ nas escolas da sede do município na última segunda-feira (31). Esse projeto foi lançado antes de começar o ano letivo, durante a Jornada Pedagógica realizada em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina. No dia 28 de julho foi dado o início da divulgação dos resultados do primeiro semestre, tendo como ponto de partida a apresentação dos alunos das escolas da zona rural do município.
Escola Aloísio Sampaio
Uma das escolas municipais que se destacou na culminância do projeto ‘Educação em Destaque’ foi a Aloísio Sampaio, do bairro Açude Novo, que reuniu alunos, pais, professores, coordenadora e diretora para apresentação de tudo que foi desenvolvido no primeiro semestre em sala de aula. Durante o evento houve apresentações dos alunos inclusive, uma roda de capoeira protagonizada pelos alunos do projeto ‘Mais Educação’, além, de exposição de todos os trabalhos realizados pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano. No stand ‘O Que Itaberaba Tem’ a cultura do abacaxi esteve em destaque, junto com a memória arquitetônica da cidade e até uma horta desenvolvida no quintal da escola com os alunos dentro de um projeto de Educação Ambiental Sustentável.
“Nossas crianças são multiplicadoras de tudo que aprendem na escola e por isso, nesse semestre, dentro do projeto ‘Educação em Destaque’, da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvemos vários projetos, inclusive, pegamos o gancho da campanha da prefeitura ‘Itaberaba Mais Limpa’ e realizamos uma ação de limpeza do meio ambiente envolvendo os alunos e toda comunidade do entorno da escola, com a conscientização para o descarte do lixo doméstico”, ressaltou a coordenadora pedagógica da Escola Aloísio Sampaio, Rosemary Pereira.
“Observe que em nossa exposição está em destaque um livro de fábulas que foi todo confeccionado pelos nossos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e de Educação Artística. Nesse livro as crianças recontam algumas fábulas infantis como a da ‘Cigarra e a Formiga’, de La Fontaine, e nós, os professores, fomos os escribas”, destacou a professora Luciana dos Santos Lopes, da turma do 2º ano A. Durante o evento a Escola recebeu a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, composta pela coordenadora de Educação no Campo, Jucilândia Brito, e pelas técnicas Ana Cláudia Sampaio, Idinéia Pinto Mascarenhas e Claudinéia Barbosa, que acompanhou todas as atividades de culminância do Projeto.
“Hoje estamos aqui para avaliar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Escola Aloísio Sampaio durante o primeiro semestre. Essa maratona começou na última sexta (28) nas escolas da zona rural. E o balanço que fazemos é muito positivo, podemos perceber pelos materiais expostos e produzidos pela crianças que elas atenderam as metas curriculares”, declarou Jucilândia. Vale salientar que os alunos da Escola Aloísio Sampaio possuem merenda escolar de boa qualidade todos os dias, e que a instituição já aderiu ao Programa ‘Mais Educação’ e dispõe de 10 professoras sob a direção de Ronildes Lima.
Jornal da Chapada
Confira aqui mais imagens