#Bahia: Encontro de Cheganças reúne marujadas do estado; três da Chapada estiveram presentes

Postado em ago 15 2017 - 11:45am por Jornal da Chapada
marujada

O grupo Barcas em Rios e a Marujada Quilombola do Remanso representaram Lençóis e a Marujada do Divino Espírito Santo representou Andaraí | FOTO: Divulgação/Renata Reis |

Nos últimos dias 4 e 5 de agosto ocorreu, no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, a 5° edição do Encontro de Cheganças da Bahia. Organizado pela Associação Chegança de Marujos Fragata Brasileira, o evento reuniu 12 grupos do Estado, três deles sediados na Chapada Diamantina. O grupo Barcas em Rios e a Marujada Quilombola do Remanso representaram Lençóis e a Marujada do Divino Espírito Santo representou Andaraí. Ainda participaram do encontro os municípios de Camaçari, Taperoá, Paratinga, Jacobina e Cairú. O cortejo ocupou as ruas de Saubara e o público conferiu as danças, músicas e encenações inspiradas nos conflitos e desafios vivenciados pelos marujos durante as longas viagens no período das grandes navegações.

A origem histórica da manifestação é atualizada por cada grupo, que acrescenta aspectos locais singulares. A marujada, também conhecida por chegança de mouros ou chegança de marujos em algumas cidades, vem se fortalecendo enquanto tradição no Nordeste do país e na Bahia vem se articulando em rede onde vários grupos já estão saindo do isolamento e circulando pelo Estado. Além disso, a manifestação cultural está caminhando para o registro como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A marujada Barcas em Rios retomou seus ensaios em 2015 e é a primeira vez que participa do encontro. Os pequenos marinheiros já dominam as batidas da caixa e as danças com vigor e entusiasmo.

A Marujada Quilombola do Remanso mostrou a cultura da sua comunidade pela segunda vez no encontro, onde encantou a todos com suas marchas dobradas. Os dois grupos vêm fortalecendo os ensinamentos dos seus mestres e ampliando a percepção da sua importância diante do contexto estadual. O V Encontro de Cheganças da Bahia é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Centro de Culturas Populares e Identitárias. Em Lençóis, a Sociedade União dos Mineiros, o Grãos de Luz e Griô e a prefeitura de Lençóis apoiaram a participação dos grupos da cidade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais imagens de Renata Reis

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.