Chapada: Nova Redenção vive três dias de Festa dos Vaqueiros com diferentes atrações musicais e culturais

Postado em ago 15 2017 - 11:48am por Jornal da Chapada
foto

Banda ‘Calcinha Preta’ foi uma das atrações da festa que atraiu visitantes de diferentes municípios da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Ascom |

A Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção, município na Chapada Diamantina, foi aberta com a Sexta Cultural da Boa Música, na última sexta-feira (11), e as atividades seguiram até o domingo (13). O saudoso Luizinho Sanfoneiro foi homenageado pelo ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), com a entrega de um troféu à família do músico por ele ter ajudado a difundir o forró, a música de raiz, em toda a região.

O líder político Ivan Soares, em dueto com Tonhão do Acordeon, cantou forrós que lembravam as grandes interpretações de Luizinho Sanfoneiro. Ivan, que também é ligado à música e às artes em geral, ainda se apresentou cantando uma de suas composições, ‘Safra Mamoneira’, com as crianças do projeto ‘Cultura na Escola’, implantado pela administração da prefeita Guilma.

foto

Família do músico ‘Luizinho Sanfoneiro’ recebe homenagem das mãos da prefeita Guilma Soares | FOTO: Divulgação/Ascom |

Entre os destaques, esteve a apresentação da jovem Renata, uma das beneficiadas pelo projeto, que se apresentou acompanhada do professor de música do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município. Pelo palco passaram também Juninho do Acordeon, Hugo Luna e a banda Chapéu de Couro, cujo sanfoneiro é nascido em Nova Redenção. O primeiro dia da Festa de Vaqueiros foi prestigiado por políticos, como o prefeito de Andaraí João Lúcio (PSD) e o deputado estadual Zé Neto (PT).

Feira da Agricultura Familiar
O sábado (12) foi o dia da 2ª Feira de Agricultura Familiar na festa popular, evento prestigiado pelo presidente da Fetag, Cláudio Bastos. Ainda cedo houve a exposição dos produtos agrícolas cultivados pelas comunidades rurais do município. Nesse mesmo dia saiu às ruas o ‘Bloco Alternativus’, organizado por Didi Benevides, puxado pelo Trio Compactrio, doado pela atual gestão municipal.

foto

Políticos acompanham as atividades durante o dia com a feira de produtos da agricultura familiar | FOTO: Divulgação/Ascom |

A apresentação mais esperada da Festa de Vaqueiros, a da banda Calcinha Preta, animou as mais de 6 mil pessoas presentes, conforme os dados da Polícia Militar. Cizinho também se apresentou e emocionou a todos ao cantar a Ave Maria para nossa Senhora Aparecida. O cantor deu de presente à prefeita uma corrente com a medalhinha da santa padroeira do Brasil. No final da noite, a população e visitantes dançaram e cantaram no ritmo do cantor Diego Costa.

Fim da festa
No último dia dos festejos, domingo (13), o ponto alto foi o desfile dos vaqueiros, onde a rainha Laís Teodoro e a princesa Wanderleia Ramos vieram à frente da comitiva. A prefeita Guilma e o secretário Ivan Soares também participaram. Antes do desfile, a vaqueirama se concentrou em frente à Igreja Matriz de São Sebastião para ouvir uma oração feita pelo locutor Júnior Pau Ferro.

foto

Grupos de vaqueiros desfilaram no último dia de evento pelas ruas de Nova Redenção; a premiação foi de R$20 mil | FOTO: Divulgação/Ascom |

Entre os vaqueiros premiados estão Marciele, da Fazenda Jatobá, Burrego e Alex, da Fazenda Arizona, que dividiram o prêmio de ‘Vaqueiro Mais Arrumado’. O grupo ‘Arreio de Ouro’, de Nova Redenção, ganhou o prêmio de ‘Grupo Mais Organizado’, o pequeno Phael recebeu o prêmio de ‘Vaqueiro Mirim’ e João da Bonita, de 86 anos, recebeu a premiação de ‘Vaqueiro Mais Velho’. Destacaram-se entre os vaqueiros encourados Rogério Nunes, do ‘Grupo Xodó’, Tino da Fazenda São Jorge, do município de Boa Vista do Tupim, e Marcelo Rei do Gado, do município de Mundo Novo.

Também foram destaques os ‘vaqueiros em pano’, Thiago Rocha, da Fazenda Pilões, e Boca, do município de Iraquara. Nanda do Gado, D´Áwilla e Robson Martins, artista local, passaram pelo palco na última noite da festa. Vale ressaltar que a Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção foi organizada com o patrocínio da prefeitura municipal, Bahiatursa, Bradesco, Skol e Câmara Municipal de Vereadores. E contou com segurança da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e das policiais Civis e Militares. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Veja em imagens como foi o evento em Nova Redenção

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.