O debate sobre a vida dos ciclistas de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi contemplado com a aprovação do Projeto de Lei que institui a ‘Semana Municipal do Ciclismo’, apreciado na última sessão da Câmara Municipal. A ideia é estimular a saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e ampliação da qualidade de vida dos morrenses.
A ‘Semana Municipal do Ciclismo’, projeto de autoria dos vereadores Augusto Bley (PR) e Professora Sheila (PT), terá duração de cinco dias, iniciando sempre no segundo domingo do mês de novembro. Para os edis é preciso conscientizar e mobilizar a sociedade civil para o uso da bicicleta em benefício da saúde, do meio ambiente e promover o ciclismo como meio de transporte na cidade.
O número crescente de ciclistas em Morro do Chapéu chamou a atenção dos autores do projeto, que perceberam que a população utiliza a bicicleta como prática de esporte ou lazer. Foi enfatizado também o desempenho de atletas morrenses, destaques no cenário nacional e até internacional levando a bandeira do município em competições de nível país afora. Integrante dos grupos Orquídeas do Pedal e Morro Bike, grupos que se organizam e difundem o ciclismo na cidade, apoiaram em plenário o projeto aprovado por unanimidade.
Indicações
Os vereadores Augusto Bley (PR) e Professora Sheila (PT) indicaram ao Poder Executivo a criação da infraestrutura para o trânsito de bicicletas. Além da introdução de critérios de planejamento para implementação de ciclovias ou ciclofaixas nos trechos de rodovias, em zonas urbanizadas, nas vias públicas e em outros espaços a serem construídos ou reformados no município. Jornal da Chapada com informações de assessoria.