Chapada: Moradores de distrito de Ituaçu denunciam descarte irregular de lixo hospitalar

Postado em set 27 2017 - 10:07am por Jornal da Chapada
foto

O descarte irregular desse tipo de material gera riscos graves à saúde e ao meio ambiente | FOTO: Divulgação |

Cidadãos que moram no distrito de Várzea, em Ituaçu, na Chapada Diamantina, denunciaram a forma errada como o lixo hospitalar do Posto de Saúde da localidade está sendo tratado. O descarte irregular desse tipo de material gera riscos graves à saúde e ao meio ambiente por, muitas vezes, conterem materiais biológicos contaminados, materiais plásticos e grande variedade de substâncias tóxicas.

foto56

A Anvisa criou regras sobre o acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar | FOTO: Divulgação |

A informação passada ao Jornal da Chapada, por pessoas que não quiseram se identificar, é de que os resíduos foram deixados do lado de fora do posto na última sexta-feira (22) juntamente com resíduos comuns e até a noite da última terça-feira (26) continuava lá.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou regras sobre o acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar, da origem ao destino. O objetivo é justamente evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes dos profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

“É um risco muito grande com as crianças passando por perto. Tem agulha de seringas e vasos de remédios jogados na rua”, afirmou uma moradora.

O Jornal da Chapada entrou em contato com a prefeitura municipal na tentativa de falar com o prefeito Adalberto Luz (PTB), mas nos foi informado que ele estaria em reunião desde o início da manhã desta quarta (27). O contato foi feito também com o chefe de gabinete Aroldo Lima Chaves e, até o momento da conclusão desta matéria, não foi respondido.

Jornal da Chapada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.