CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Chapada: Chuvas fortes causam danos materiais em Itaberaba; prefeitura dá apoio a moradores

asco1
O prefeito Ricardo Mascarenhas visitou o bairro Vida Nova Itaberaba, acompanhado da vice-prefeita e de secretários municipais para conferir os estragos e ainda levou a situação ao conhecimento do governo de Rui Costa | FOTO: Divulgação/Ascom/PMI |

As chuvas que caíram na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, no fim da tarde da última quinta-feira (4), assustaram moradores pela sua força. Ruas foram alagadas, torres de antenas e árvores foram derrubadas, telhados arrancados e vidraças estilhaçadas, com a força dos ventos. Em um curto período de tempo, a cidade assistiu as consequências que a chuva causou – apenas danos materiais, além de muitos pontos de alagamento em diversos bairros da cidade.

A equipe da gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), está trabalhando nas ruas, desde o fim da tempestade, identificando, avaliando e tomando as medidas necessárias nos pontos mais críticos, com prioridade para as localidades mais carentes e vulneráveis. O aguaceiro durou pouco mais de uma hora e meia e foi capaz de produzir imagens assustadoras que demonstraram claramente a força da natureza. A força dos ventos arrancou o telhado de diversos imóveis, em vários bairros da cidade.

No bairro Vida Nova Itaberaba (Predinhos), um dos mais atingidos, centenas de casas foram destelhadas causando prejuízos aos moradores. Os cidadãos da localidade poderão acionar a Caixa Econômica Federal (CEF) para solicitar o seu seguro habitacional, pago junto com o financiamento do imóvel. O prazo para reclamar é de um ano, e ressarcimentos podem ser solicitados na Justiça. A CEF deve recompor o imóvel como foi contratado diante dos danos causados pelas chuvas, caso o financiamento ainda esteja vigente. Entre os danos que o seguro cobre estão alagamentos, destelhamento e desmoronamentos causados por chuvas ou qualquer acidente meteorológico.

Fotos da visita do prefeito a residências afetadas pelas chuvas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visita
O prefeito Ricardo visitou a comunidade do bairro Vida Nova Itaberaba, acompanhado pela vice-prefeita Maria José Novais, além dos secretários municipais de Governo, Davi Sampaio, de Infraestrutura, Evandro Novaes, e de Ação Social, Lívia Oliveira, além do ouvidor-Geral do Município, Lucas Hayne. A administração municipal afirmou estar prestando todo o auxílio necessário aos moradores que tiveram seus imóveis danificados pelo temporal de ontem. A Defesa Civil do Município (DCM) está realizando um levantamento, com um engenheiro, das localidades mais críticas.

Além disso, a Secretaria de Ação Social e Cidadania está em campo, desde a noite da quinta, realizando levantamentos para identificar e acolher a todas as famílias, em situação de vulnerabilidade, atingidas pelo temporal. “Ficamos preocupados porque a chuva de ontem, todos viram, foi fora do comum. Parecia mais uma tempestade. Assim que ela passou, nossas equipes foram para as ruas para avaliar a situação. Felizmente, foram apenas danos materiais”, disse Mascarenhas durante a visita.

O prefeito informou também que solicitou apoio ao governo estadual para a recuperação das vias danificadas, tanto na cidade quanto na zona rural do município. “Estamos esperando, ainda hoje, a chegada de um técnico do Governo do Estado para ver de perto os estragos causados pela chuva”, finalizou o prefeito. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios