CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

#Bahia: Igreja inicia os festejos em honra a Nossa Senhora das Candeias

candeias
O ponto ápice da comemoração está no dia da festa da Padroeira, em 2 de fevereiro e no encerramento, que ocorre com uma belíssima procissão com a imagem da Virgem das Candeias | FOTO: Divulgação/Ascom/PMC |

A principal identidade que caracteriza a cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, está na origem devocional à Virgem Mãe de Deus, intitulada Nossa Senhora das Candeias. Diante desta grande devoção todos os anos acontece, na Praça do Santuário, de 24 de janeiro a 3 de fevereiro, a partir das 19h, a novena em honra a Nossa Senhora das Candeias. Esta devoção teve sua origem marcada pela aparição ocorrida por volta do século XVI, ou seja, há mais de trezentos anos, quando uma cega ficou curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Devolvendo-lhe a luz que faltava em sua vida. Milagre semelhante a este, foi realizado no ano de 2002, quando a avó de Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Candeias, que quer dizer luz, tem várias demonstrações da presença fiel da manifestação da fé católica no município, que atrai até hoje milhares de devotos em busca dos milagres concedidos através da intercessão da Santa Maria, aqui intitulada de Nossa Senhora das Candeias, que significa candelabro ou luz. Candeias não é tão somente a cidade de um povo caloroso e hospitaleiro, mas também um local privilegiado pela presença da santa, que recebem homenagens em seu Santuário e na Fonte dos Milagres, tornando a cidade conhecida nacionalmente e mundialmente. Cinco Presidentes da República já visitaram a cidade.

candeias23
Candeias, que quer dizer luz, tem várias demonstrações da presença fiel da manifestação da fé católica no município | FOTO: Divulgação |

Cidade das peregrinações
Durante todo o ano, a cidade recebe romarias advindas de todas as partes do Brasil, tendo seu ponto alto no período que compreende os festejos da padroeira da cidade. Esta festa tem tido proporções surpreendentes de participação de fiéis. Uma noite chega a receber mais de 10 mil pessoas, número este que vai aumentando a cada dia durante o novenário. O ponto ápice da comemoração está no dia da festa da Padroeira, em 2 de fevereiro e no encerramento, que ocorre com uma belíssima procissão com a imagem da Virgem das Candeias, percorrendo as principais ruas da cidade, aonde os devotos e participantes agradecem as bênçãos, no dia 3 de fevereiro.

Festejos de Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial da Bahia
No mês de novembro, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017, que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias, padroeira da cidade de Candeias, no calendário oficial do Estado. O Projeto de Lei foi proposto pelo deputado Bira Côroa que, na oportunidade, agradeceu e parabenizou à Casa Legislativa pela aprovação do projeto.

“É de suma importância para a população de Candeias, a inserção dessa festa religiosa no calendário do Estado”, comentou Bira. O Projeto foi sancionado pelo governador da Bahia, Rui Costa. Para o prefeito, Dr. Pitágoras, é uma imensa satisfação a cidade receber esse reconhecimento. “Fico muito feliz com isso, pois a fé dos candeenses na padroeira, Nossa Senhora das Candeias, é reconhecida em todo Brasil e no mundo e ter essa legitimação do Estado nos deixa muito feliz, pois é o evento religioso de maior proporção da Região”, afirmou.

A prefeitura de Candeias ampliou este ano o apoio a esta festa. Além de toda a infra-estrutura para a realização do evento, reforma da praça, ordenamento do trânsito no local, instalação de iluminação extra, pronto atendimento com ambulâncias nos dias do evento, som e palco tudo para acolher candeenses e visitantes. Durante os festejos, a cidade dobra a sua população, movendo a fé religiosa, além de ampliar o turismo religioso na cidade. De acordo com informações, essa é a segunda maior romaria do estado da Bahia. As informações são de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios