Ícone do site Jornal da Chapada

Parlamentares do PTB respondem inquéritos no STF; o baiano Benito Gama está entre eles

O ex-parlamentar teria recebido R$20 milhões, decorrentes de supostos créditos ajustados entre o Grupo J & F | FOTO: Divulgação |

gama
Procurado para comentar, o deputado não retornou, segundo publicação do site Metrópoles | FOTO: Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados |

Entre os oito parlamentares do PTB que respondem a pelo menos um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), está o deputado federal Benito Gama, político votado em cidades da Chapada Diamantina, como Ibicoara, Ituaçu e Barra da Estiva. Esse número de parlamentares é pouco menos do que a metade da bancada do partido no Congresso, composta por 16 deputados e dois senadores. Benito Gama está em seu quinto mandato. Ganhou quatro eleições consecutivas (1986 a 2002) e se reelegeu em 2014. No tempo em que esteve fora da Câmara, foi secretário de três governos baianos, vice-presidente do Banco do Brasil (2013) e diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Nesta legislatura, votou a favor da reforma trabalhista e do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer. Em 2015, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia pediu a cassação do mandato dele por “abuso de poder econômico e graves irregularidades na campanha”. Gama ainda é investigado, desde o ano passado, em inquérito que apura o crime de falso eleitoral: o relator no STF é o ministro Luís Roberto Barroso. Gama também já respondeu a uma ação penal semelhante, por injúria a um adversário, que foi arquivada em setembro de 2016 por prescrição.

Procurado para comentar, o deputado não retornou, segundo publicação do site Metrópoles. Desde o início do ano, o PTB virou o centro do debate político por conta da nomeação da deputada federal carioca Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho. Filha do presidente da sigla, o ex-deputado e delator condenado no Mensalão Roberto Jefferson, ela foi indicada ao cargo pelo pai e escolhida pelo presidente Michel Temer. Mas o STF impediu sua posse, em decorrência dos processos trabalhistas que ela responde ou já respondeu na Justiça.

Para se defender, a deputada gravou um vídeo, que acabou aumentando a polêmica. Cristiane também é investigada por associação ao tráfico de drogas. Por conta da repercussão do caso e diante da possibilidade de o PTB indicar outro nome para ocupar o Ministério do Trabalho, a Lupa levantou junto ao STF todos os inquéritos e ações penais aos quais parlamentares da sigla respondem. São investigações que vão de supostos crimes de corrupção à violência contra mulher. Com informações do site Metrópoles (leia mais).

Confira a lista e parlamentares:
Alex Canziani (deputado federal pelo Paraná)
Telmário Mota (senador por Roraima)
Nilton Capixaba / Nilton Balbino (deputado federal por Rondônia)
Nelson Marquezelli (deputado federal por São Paulo)
Paes Landim (deputado federal pelo Piauí)
Arnaldo Faria de Sá (deputado federal por São Paulo)
Pedro Fernandes (deputado federal pelo Maranhão)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas