Moradores de Salvador e da região metropolitana relatam em redes sociais um clarão no céu na noite desta terça-feira (20). As pessoas acharam que foi um trovão, fogos, ou uma aeronave em chamas, mas nada foi ouvido depois do clarão. “Foi rápido, estava tranquilo deitado e daqui a pouco um clarão gigante, de explosão, fiquei esperando o barulho, mas nada”, frisa um internauta. Publicação do site Bahia Notícias diz que moradores da orla da capital viram o clarão por volta das 22h30 desta terça em diferentes bairros. Não há detalhes sobre o que teria causado o fenômeno, mas alguns internautas pensaram que se tratava de um meteoro ou de foguete russo.
“Alguém mais viu um ‘meteoro’ cruzando a Pituba agora?”, questionou um internauta no Facebook. “Eu não sei de foi uma estrela cadente, mas acabei de ver uma bola de fogo caindo do céu com um clarão enorme. Mais alguém de Salvador viu?”, contou outro. Por volta das 23h40, começou relatos de pessoas que teriam visto o clarão em cidades do interior da Bahia, como Camaçari, Cruz das Almas, Simões Filho, Itaberaba, Feira de Santana e Alagoinhas.
Possível causa
Ainda segundo dados publicados pelo Bahia Notícias, existe a possibilidade de um foguete russo ter provocado o clarão que foi visto. Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) previu a queda de destroços para aquela noite.
O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil. De acordo com o site, a possibilidade foi calculada pelo especialista Joseph Remis. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias. Editado às 00h26 do dia 21 de fevereiro.
Vídeos do suposto clarão circulam na internet
O site Metro1 teve acesso a uma filmagem da Baía de Todos Os Santos que mostra um rápido clarão às 22h28 da noite.
Mais um vídeo de circuito interno divulgado