Chapada: Ruy Barbosa tem potencial para prática de Stand Up Paddle; confira fotos e vídeo

Postado em abr 5 2018 - 7:55pm por Jornal da Chapada

O SUP é um esporte em crescente desenvolvimento e pode ser treinado no Açude Vilobaldo Alencar | FOTO: Divulgação/Paulo Carvalho |

O município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, pode ser um novo ponto turístico de Stand Up Paddle (SUP), modalidade esportiva em que o praticante fica de pé em uma prancha e utiliza remo para se locomover pelas águas. Muito praticado no mar, quando não há ondas, o SUP pode ser treinado no Açude Vilobaldo Alencar. O lugar, com acesso fácil, a 2,5 quilômetros do centro da cidade e a 22 da BR-242, próximo ao povoado do Zuca, é utilizado por piscicultores, mas tem sido um ótimo ambiente para a prática.

A Chapada Diamantina tem locais como o Marimbus, em Andaraí, e Rio de Contas, que contam com amantes do esporte que agora está chegando em Ruy Barbosa. Vitor Pires, que se interessou pelo esporte há meses disse que é preciso difundi-lo mais na região. “Em Ruy Barbosa não tem mar, mas tem o açude”, disse ao Jornal da Chapada. Lá há, aproximadamente, 3,5 quilômetros de água represada, de acordo com Pires, e conta com a infraestrutura de uma associação, com bar e restaurante, para levar toda a família,

Confira imagens – inclusive uma fotografia em 360º

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo ele, é possível até investir em outros esportes, como o caiaque, e ter a possibilidade de estimular uma geração de futuros campeões, como aconteceu com o baiano Isaias Queiroz, de Ubaitaba, do remo. “Nossa cidade tem potencial para competições, para treino, mas precisa de mais apoio para ficar”, disse Vitor.

Para praticar o SUP com segurança é preciso saber nadar e investir cerca de R$ 3 mil. Por isso é preciso, além de tudo, apoio para seu fomento. Pires utiliza uma prancha inflável que suporta até 100 quilos e dá para levar de moto, facilitando o uso. “Usar colete salva-vidas é importante”, completou. Vitor esteve no açude com o fotógrafo Paulo Carvalho e eles enviaram vídeos mostrando um pouco do que é o lugar. Confira abaixo um dos vídeos compartilhados.

Jornal da Chapada

Assista ao vídeo:

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.