Chapada: Governador investe na regionalização da saúde na região; Jacobina terá policlínica

Postado em abr 12 2018 - 10:45pm por Jornal da Chapada

O governador divulgou que estará em Jacobina, neste sábado, para a assinatura da ordem de serviço da Policlínica Regional de Saúde | FOTO: Montagem do JC |

No programa #PapoCorreria desta quinta (12) o governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou melhorias no sistema de saúde do estado, como reforma e ampliação de hospitais, e início de obras de uma nova policlínica. O Jornal da Chapada esteve atento à transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook, e acompanhou as novidades para a região da Chapada Diamantina sobre os hospitais de Itaberaba, de Ruy Barbosa e de Seabra, além da policlínica em Jacobina.

O governador divulgou que estará em Jacobina, neste sábado (14), para a assinatura da ordem de serviço da Policlínica Regional de Saúde. Segundo informações, o ato acontecerá às 9h, na sede municipal, e dará início às obras de construção da unidade, orçada em R$ 11,18 milhões. No programa, Rui ainda convida moradores da cidade e região para conhecerem e prestigiarem o projeto. “Esse momento é importante, pois é a melhoria da saúde para a população”.

A policlínica tem o objetivo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde para a população do interior baiano. Em Jacobina, a unidade levará atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores de 17 municípios da região: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova. Serão aplicados mais R$ 12 milhões para a aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus que levarão os pacientes dos municípios consorciados à unidade de saúde.

Mais entregas para a região de Jacobina
Ainda durante a solenidade em Jacobina, Rui autoriza a mudança da captação do sistema de abastecimento de água de Tapiramutá para a Barragem de Pau de Pilão. Também dá autorização para a Embasa lançar edital de licitação para implantação do sistema de abastecimento dos povoados de Cajazeiras, Lagoa do Antônio Sobrinho e Estrada Nova.

Também será autorizado o início da segunda etapa de implantação e recuperação dos sistemas de dessalinização em oito municípios no âmbito do programa Água Doce, beneficiando Mirangaba, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Mairi, Pintadas, Santa Luz, Ipirá e Conceição do Coité. As ações do governador na região incluem, ainda, a entrega de 301 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foco na saúde no interior
Ainda com o foco na regionalização da saúde, o governador reiterou, no programa desta quinta, o investimento nos hospitais de Itaberaba e Ruy Barbosa. “Vamos fazer uma parceira importante com o município de Itaberaba, colocando em funcionamento o hospital regional, com UTIs. E estamos em processo de acordo com o hospital de Ruy Barbosa, também para colocar UTI em funcionamento”, garantiu. Um internauta questionou sobre a vinda de uma UTI para o hospital de Ipirá, e Costa respondeu que se trata de um hospital municipal, ou seja, o governo não tem responsabilidade sobre.

Respondendo a uma pergunta de uma internauta sobre o Hospital Frei Justo Venture, em Seabra, o governador afirmou que o prédio será reformado para a unidade se adequar ao novo perfil de uma maternidade de alta complexidade, para atender a população dos 11 municípios da região de Seabra. Antes de ser fechado, o hospital regional Frei Justo era uma referência para urgência e emergência, após reforma ele atuará como referência para parto normal e para partos cirúrgicos de toda a região.

Rui Costa ainda anunciou a ampliação do hospital de Irecê, para atender cirurgia cardíaca, neurocirurgia e tratamento contra câncer. “Vocês podem perceber o volume de investimento, e eu tenho orgulho de dizer, dos 27 estados do Brasil, neste momento, quem está fazendo o maior investimento de saúde é o Estado da Bahia. E não é só volume de investimento, nós estamos cuidando da qualidade do atendimento com metodologias inovadoras e modernas”, conclui o governador.

Jornal da Chapada

Assista ao programa completo

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.