Chapada: Campus do Ifba de Jacobina tem artigos aprovados no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Postado em abr 19 2018 - 10:31am por Jornal da Chapada
capa

14 artigos científicos elaborados por alunos do curso integrado ao ensino médio de eletromecânica, sob orientação dos docentes e técnicos da área, foram aprovados para apresentação | FOTO: Divulgação |

De 20 a 24 de maio, estudantes e professores do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Norte, estarão na capital baiana participando do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem). Com o tema “a manufatura avançada para aumento da produtividade nacional”, o evento contará com palestras, minicursos e sessões técnicas. 14 artigos científicos elaborados por alunos do curso integrado ao ensino médio de eletromecânica, sob orientação dos docentes e técnicos da área, foram aprovados para apresentação. Do total, cinco são fruto de projetos de pesquisa e extensão. Todos os envolvidos fazem parte do Grupo de Pesquisa em Automação, Eficiência Energética e Produção do Ifba, avaliado acima da média pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no biênio 2017-2018.

Para o professor Raimison de Assis, a aprovação dos trabalhos é de fundamental importância para a consolidação da equipe. “Como coordenador de extensão do campus e líder do grupo de pesquisa, fico extremamente feliz e satisfeito por concretizar e divulgar as ações que desenvolvemos. Por outro lado, enfatizo a importância da publicação desses artigos em um evento como o Conem para a formação dos estudantes, evidenciando o papel do Ifba na construção do conhecimento, formação técnico-profissional, assim como no fomento à iniciação científica e tecnológica”, comenta. Nas palavras do colega William Guterres, coordenador do curso, os discentes sairão do processo muito mais amadurecidos.

“Eles terão a possibilidade de apresentar um produto resultado de pesquisa, ou seja, da verificação da operação, funcionalidade e características através da coleta de dados e da elaboração sistematizada de um artigo, o que permitirá que outros possam verificar todo o processo de criação. Em linhas gerais, tenho a certeza de que todos, independentemente da área que seguirão no futuro, serão profissionais mais curiosos, competentes e cientificamente habilitados a exercerem suas carreiras pela oportunidade que tiveram durante o período acadêmico, sobretudo ao expor seus trabalhos em congressos. Todos os egressos que trabalharam conosco fazem parte de grupos de pesquisas nas universidades em que estão inseridos atualmente”, destaca.

Já Beliato Campos, coordenador de pesquisa do Campus Jacobina, lembra o salto da pesquisa científica do Brasil nos últimos 40 anos. “Vários fatores e atores contribuíram para esse desenvolvimento. Entretanto, não resta dúvida de que incremento e avanços perpassam pelas políticas de incentivo à pesquisa e extensão nas instituições de ensino. No IFBA – Jacobina, esses eixos vêm se fortalecendo a cada dia, através dos vários projetos aprovados e trabalhos aceitos em eventos nacionais e estrangeiros. Daí a relevância da participação dos nossos docentes e discentes em congressos como este”, pontua.

Saiba mais
Os temas dos artigos integram o ramo da robótica, sensores e atuadores; processos metalúrgicos; projeto e gerenciamento; caracterização e processamento de materiais; termodinâmica e sistemas térmicos; análise termoeconômica e política energética, abrangendo estudos que se baseiam nas possibilidades comerciais, como produtividade, bem como qualidade e segurança dos produtos, em consonância com a sustentabilidade sócio-ambiental. As informações são de assessoria.

Confira a lista dos trabalhos em www.jacobina.ifba.edu.br

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.