Salvador: “Era uma luta nossa na SPMJ”, comemora Taissa Gama sobre o projeto Ingressar

Postado em abr 24 2018 - 3:00pm por Jornal da Chapada

Taissa Gama se afastou recentemente da pasta municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude | FOTO: Divulgação |

Os jovens carentes de Salvador passaram a ganhar da Prefeitura uma grande oportunidade gratuita de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Os detalhes do projeto Ingressar foram apresentados na última segunda-feira (23) pelo prefeito ACM Neto e pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. A ação visa oferecer 400 vagas para jovens de 15 a 29 anos, em instituições de ensino credenciadas para os cursos intensivos. As aulas começam no segundo semestre deste ano e prosseguem até as provas, em novembro.

“Esta pode ser a única oportunidade desses jovens para ingressarem em uma universidade através do Enem. Se tudo der certo, a intenção é de que dobremos o número de vagas no próximo ano e que, com o tempo, o projeto Ingressar seja transformado em uma política pública permanente para jovens e de inclusão social importante para a cidade. Que isso sirva de estímulo para os jovens, mostrando que apenas através da educação podemos transformar o futuro do país”, salientou o prefeito.

Taissa Gama, recém afastada da pasta, esteve presente para partilhar ao lado da antiga equipe a felicidade de ver o projeto sair do papel. “Essa é a etapa que faltava para o Enem do Brasil. Com esse projeto, desenvolvido enquanto estava à frente da SPMJ, mostrei que é possível sim termos políticas públicas para os jovens. Graças ao olhar sensível e ao trabalho árduo Salvador saiu como pioneira, investindo no futuro dos estudantes. Como disse o prefeito Acm Neto, essa é também uma política de inclusão social. Toda a sociedade sai ganhando quando a juventude tem mais oportunidades. Quero poder levar esse projeto para toda a Bahia”, ponderou a presidente do PTB Mulher Bahia.

Procedimento
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente, no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, até às 16h desta quinta-feira (26). Quem preferir, pode fazer a inscrição pela internet, no endereço www.spmjeneminscricao.salvador.ba.gov.br com um prazo um pouquinho maior: até às 23h59 do dia 26.

Para participar, os jovens devem residir em Salvador; serem egressos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, bolsistas integrais em escolas particulares ou concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e integrantes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Esta última não é uma prerrogativa obrigatória. É necessário também que os selecionados estejam inscritos no ENEM 2018 e apresentem, após esta primeira etapa, o comprovante de matrícula do Exame Nacional.

Conforme previsto em lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclaram negros. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e amplamente divulgado pelas redes sociais e pelos meios de comunicação.

A próxima etapa será o de credenciamento das instituições de ensino que oferecem cursos preparatórios para o Enem, e que participarão do projeto. A intenção da Prefeitura é disponibilizar vagas em todas as regiões administrativas de Salvador. Além disso, a partir do questionário respondido pelos interessados, será feito um diagnóstico da situação socioeconômica dos jovens da capital baiana. As informações são de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.