Chapada: Semana de Arte e Cultura em Nova Redenção é fechada com Festival de Música Regional

Postado em maio 2 2018 - 12:30pm por Jornal da Chapada
semana

Durante a Semana, a cultura popular foi festejada e tradições foram resgatadas através da dança, do teatro, da música e da poesia, além de diversas outras atividades culturais | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

A XXV Semana de Arte e Cultura, organizada pela gestão ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), realizada entre os dias 23 e 28 de abril, foi finalizada com as apresentações do VI Festival de Música Regional da Chapada Diamantina, no último fim de semana. Durante a Semana, a cultura popular foi festejada e tradições foram resgatadas através da dança, do teatro, da música e da poesia, além de diversas outras atividades culturais.

Palestras, seminários, exposições de arte, de ciência e tecnologia, geraram muita troca de experiência e de conhecimento. A participação de jovens e idosos nas atividades realizadas no Centro Cultural Consuêdes Benevides, espaço construído na administração do líder político e ex-prefeito Ivan Soares e que ficou abandonado na administração anterior, foi notável. O evento recebeu grandes públicos e fortaleceu laços de respeito e amizade com pessoas de diversos municípios da região da Chapada e de outros estados.

A população que compareceu ao evento se encantou com as apresentações do Grupo Raízes da Terra e do Ballet Maria Maria do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além das apresentações das crianças do Projeto Municipal Cultura na Escola e dos alunos das escolas do município. Os artistas da terra, poetas e músicos também foram oportunizados e abrilhantaram os dias dedicados à cultura local, assim como os Grupos de Capoeira que tiveram como convidado especial, o capoeirista e ator ‘Besouro’, de Lençóis.

Ícones da memória local, a exemplo dos músicos, poetas, lavadeiras, artesãos e artistas de circo, também foram lembrados, sendo que alguns receberam homenagem póstuma. Festas tradicionais do município, como a do Vaqueiro e São Sebastião, além das belezas naturais de Nova Redenção, serviram de inspiração para composição de músicas, poesias e peças de teatro.

Fotos do festival

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na XXV Semana de Arte e Cultura, talentos foram revelados, como foi o caso dos alunos do Colégio Estadual Edilson Joaquim, que apresentaram um musical contando a história da cidade. Eles abriram a primeira noite de audições do Festival de Música. Já a segunda noite, foi feita pelos idosos Grupo Raízes da Terra e pelo cantor de Feira de Santana, Antônio Lima, que emocionou a todos cantando uma música em homenagem a Nova Redenção.

No último dia da Semana de Arte e Cultura também houve exposição do Programa Ciência Itinerante do IF Baiano, Campus Catu. Estandes foram montados em frente ao Centro Cultural para exposição de diversos projetos desenvolvidos pelos estudantes, sendo alguns deles, naturais de Nova Redenção. Neste mesmo dia também aconteceu a exposição fotográfica de Noílton Pereira, fotógrafo renomado, da cidade de Ruy Barbosa.

Festival
A prefeita Guilma e o ex-prefeito Ivan Soares, que é músico e poeta, acompanharam toda a programação da Semana. Ivan é um artista local que tem diversos trabalhos publicados e é um grande defensor da cultura popular, além de ser o idealizador do Festival de Música Regional de Música, evento que entra com credibilidade para o calendário de eventos da Chapada Diamantina.

O número de inscritos no Festival de Música Regional esse ano quase que dobrou. Foram mais de 70 inscrições. Segundo a comissão organizadora, selecionar os 24 que se apresentaram nos dias 27 e 28, foi uma tarefa difícil devido à qualidade das canções apresentadas. “Todas são muito boas”, disse um dos organizadores à época. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.