Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caminhoneiros ganham apoio da sociedade em Itaberaba e aguardam posição do governo federal

foto
As manifestações seguem por todo o Brasil; Em Itaberaba não há hora nem dia para acabar | FOTO: Jornal da Chapada |

A greve dos caminhoneiros chega ao sétimo dia com força na região da Chapada Diamantina. No trecho do município de Itaberaba, por exemplo, o piquete do Km 200 da BR 242, em frente ao Posto Santa Helena, um dos líderes do movimento, o caminhoneiro Luiz Alberto Sales, o popular ‘Lula Boquinha’, diz que a paralisação continua já que os pleitos não foram atendidos pelo governo federal. Na Chapada, postos estão sem combustíveis e o turismo segue esfriando (veja aqui).

‘Lula’ fez um balanço da greve e diz que a orientação que chega de outros piquetes no país e no Estado é de resistência contra a disparada do preço do diesel, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017. “A orientação é de resistência, hoje [domingo], às 17 horas, haverá uma reunião com uma nova comissão do movimento nacional, com aqueles que não foram atendidos na última quarta-feira e vamos aguardar esse resultado, pois do jeito que está, não temos mais condições de rodar”, salienta o manifestante em contato com o Jornal da Chapada.

População em Itaberaba vai às ruas em apoio aos caminhoneiros | FOTO: Divulgação |

Apoio da sociedade
No último sábado (26), do final da tarde até noite a dentro, os grevistas fizeram uma carreta pelas principais ruas da cidade, com direito a muito barulho e buzinaço, recebendo o apoio de diversas áreas da sociedade, a exemplo de comerciantes, empresários, mototaxistas, taxistas e do povo em geral.

“Em nome do nosso movimento quero agradecer à população itaberabense pelo apoio, não esperávamos que fosse tão grande o apoio, mas que só prova que a sociedade está sensível à nossa causa. Além de estar a favor da mudança, já que não aguentamos mais o arrocho desse governo”, declara ‘Lula’.

Unidos, mas também sentindo o cansaço da paralisação, os profissionais do asfalto insistem na negociação com o governo federal mesmo depois que o presidente Michel Temer (MDB) convocou alguns ministros, dentre eles Eliseu Padilha (Casa Civil), Raul Jungmann (Segurança Pública) e Segurança Institucional (Sérgio Etchegoyen), para uma nova rodada de conversas, prevista para este domingo, na capital federal.

Segundo informações, a greve continua em ao menos nove estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rondônia e São Paulo), além do Distrito Federal. Vale salientar, que para coibir o apoio dado aos grevistas por empresários e comerciantes, a Polícia Federal já instaurou, pelo menos, 37 inquéritos em 25 estados para apurar prática de locaute, ou seja, paralisação por iniciativa ou com apoio das empresas.

Multas e negociações
Conforme informou o ministro Jungmann, que desde o início da paralisação de caminhoneiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu 400 autos de infração, com multas que somam R$ 2,03 milhões, correspondente a infrações de trânsito. Mas, segundo ‘Lula’, a PRF, cujo posto fica próximo do piquete em Itaberaba, ainda não adotou nenhuma represália ofensiva contra os manifestantes, mesmo porque a pista está liberada.

“Como você pode ver a pista está liberada para os carros de passeio, urgência e emergências, já os caminhões estão parados no pátio do Posto e ao longo do acostamento da BR”, informa. O manifestante diz que nos caminhões entrincheirados há cargas de todo tipo, da fruta, a soja, verdura e combustível. “As cargas de frutas estão sendo distribuídas, hoje mesmo distribuímos uma carga de banana”, completa o caminhoneiro alegando que a situação deles está chegando ao limite, já que o dinheiro está acabando e não têm mais condições de sair do local.

Na oportunidade, ‘Lula’ repudiou o comerciante, ou empresário que estão aumentando produtos e serviços, por conta da lei da oferta e da procura. “É um absurdo, saber que ainda existem comerciantes e empresários que se aproveitam da situação para lucrarem em um momento como esse em que nosso Brasil está passando. Eles deviam colaborar também dando até descontos para que a população apoie também o nosso movimento”. De acordo com a PRF, existem ao menos 38 pontos de protestos na Bahia. São cerca de 554 pontos de manifestação das rodovias em decorrência da paralisação da categoria no Brasil.

Jornal da Chapada

Leia também

Turismo na Chapada Diamantina pode ser afetado com greve; postos não têm mais combustíveis na Bahia

PRF diz que caminhoneiros mantêm 554 pontos de bloqueios em estradas no sétimo dia de greve

Polícia Federal abre 37 inquéritos em 25 estados para investigar empresários envolvidos em locaute

#Brasil: Petroleiros anunciam paralisação de 72 horas a partir de quarta; greve já foi aprovada pela categoria

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas