O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) multou em R$ 15 mil o presidente do PSDB na Bahia e até poucos dias atrás pré-candidato ao governo, João Gualberto, por propaganda eleitoral antecipada. A representação foi do PRTB, em maio deste ano, quando o deputado federal tucano ainda era postulante ao cargo maior do estado e lançou um jingle nas redes sociais.
“Como visto, o representado vem apresentando adredemente suas qualidades pessoais, o seu nome e a sua condição de candidato perante o maior número de pessoas possível, antes do período permitido por lei, com o intuito de levar a mensagem de que se trata da melhor opção ao cargo eletivo que será por ele futuramente disputado”, escreve o juiz Eduardo Augusto Viana Barreto.
“Ao lado disso, pode-se também observar que a postagem divulgada no dia 9 de maio de 2018 – com o texto “Para ‘entrar no clima’ da nossa caminhada ao governo do estado” – também apresenta todos os contornos de propaganda tipicamente eleitoral, na medida em que contém menção a cargo eletivo e alusão à disputa sufragista”, completa. Com informações do Bocão News.