Um grupo de 12 meninos de um time de futebol da Tailândia e seu treinador foram encontrados com vida na última segunda-feira (2). Eles estavam presos em uma gruta desde 23 de junho. O anúncio foi feito pelo governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, responsável pelas equipes de resgate. Os jovens, com idades entre 13 e 16 anos, e seu treinador de 25 buscaram refúgio em uma cavidade. Eles estão no interior da caverna, cuja saída foi bloqueada por inundações há nove dias.
Mas segue chovendo muito na região, o que dificulta qualquer operação de retirada da água do complexo de cavernas. O grupo está debilitado. Um vídeo gravado pelos socorristas e publicado nas redes sociais mostra um grupo de meninos magros, vestidos com camisas de futebol sujas de lama, refugiados em uma saliência da caverna cercada pela água.
Os garotos e seu treinador podem precisar aprender a mergulhar ou ter que esperar meses até que as cheias retrocedam, segundo o Exército do país, envolvido na operação de resgate. Uma equipe de cerca de mil pessoas participou das buscas, e havia ainda o auxílio de especialistas de outros países, como Estados Unidos, Japão, Reino Unido, China e Austrália.
O grupo foi encontrado por mergulhadores. Eles estavam refugiados em uma área elevada dentro do complexo de cavernas, que não foi inundada. Agora, o objetivo das operações de resgate é levar, além de comida, suprimentos médicos para dentro das cavernas. A tentativa de bombear a água para fora das cavernas, permitindo a passagem do grupo, não foi bem sucedida até agora. Jornal da Chapada com informações de G1.