Ícone do site Jornal da Chapada

#LínguaAfiada: Através de Cacá Leão, Itaberaba volta operar ortopedia após 4 anos sem o serviço

O prefeito Ricardo Mascarenhas e o secretário estadual de saúde Fábio Villas Boas | FOTO: Divulgação |

Por Alice Ita

Uma cidade que é referência em saúde para 260 mil pessoas, que possui uma UPA habilitada e qualificada, um Hospital Municipal reformado e um Hospital Regional prestes a se tornar uma realidade, enfrenta um gargalo sério há quatro anos: não realiza cirurgias ortopédicas.

Itaberaba atende rotineiramente a vítimas de acidentes automobilísticos não só da cidade como de toda região. Muitos desses pacientes têm seu tratamento comprometido pelo tempo de resposta, muitas vezes proveniente da dificuldade de regulação. O tempo de transferência entre uma unidade de saúde e outra, para esses casos, pode ser determinante no tratamento e na recuperação do paciente.

Há meses a prefeitura vem trabalhando para reativar o serviço, mas para isso era preciso garantir o recurso através do credenciamento com a SESAB. A gestão fez a sua parte e reestruturou o HGI, que já herdou sucateado. Parte fundamental nesse processo, o Deputado Federal Cacá Leão, além de mediar o desenvolvimento do projeto junto ao Governo do Estado, também destinou o recurso para aparelhar o HGI, através de emenda parlamentar. Foram 270 mil reais em aquisição de novos equipamentos: foco cirúrgico, carrinho de anestesia, ventiladores mecânicos e monitores cardíacos.

O convenio já foi assinado e aguarda publicação no diário oficial. A perspectiva é que em 40 dias as cirurgias comecem a ser realizadas. Essa estrutura é a mínima necessária, e vai funcionar até que o Hospital Regional seja inaugurado, onde serão atendidos os casos de maior complexidade. A saúde no município segue numa crescente: “Itaberaba avançou 20 anos na gestão Cidade de Todos”, palavras do vice-governador da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas