A Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Palmeiras (ABCEP), no município localizado na Chapada Diamantina, noticiou o Ministério Público (MP) por conta da situação do prédio do Museu da Cidade. Palmeiras teve o seu centro antigo tombado por leis municipais e, posteriormente, foi reconhecido pelo estado da Bahia sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) no em 2014.
Segundo moradores, “apesar do tombamento e da importância da preservação, a prefeitura municipal não vem promovendo ações de preservação em imóveis de sua responsabilidade, como é o caso do museu. O imóvel está com diversas rachaduras por conta de infiltrações provocadas pelo entupimento de um bueiro de escoamento de águas das chuvas, que percorre a rua lateral do museu”.
São várias rachaduras, e a ABCEP acredita que ameaçam a sua estrutura. Isso sem falar da falta de manutenção do telhado, que vem provocando infiltrações. As informações dão conta de que o fato está sendo apurado através de Inquérito Civil pelo MP, na Promotoria de Justiça – Secretaria Processual e Administrativa de Iraquara. Jornal da Chapada com informações de assessoria.