Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Peixes são resgatados de lagoas que estão secando no Vale do São Francisco

Entre as espécies resgatadas nesta segunda etapa da ação estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, cari, corvina, piau, traíra, cascudo, pacu, paiba e câgado de lagoa | FOTO: Divulgação |

Grupos de pesquisa e proteção ambiental na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, têm se esforçado para salvar cerca de 26 mil peixes de lagoas que estão secando. O trabalho faz parte da 2ª etapa da Operação de salvamento de peixes de lagoas da região. Durante a ação, que ocorreu no fim de semana até a última terça-feira (23), os animais são pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde são soltos.

Entre as espécies resgatadas nesta segunda etapa da ação estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, cari, corvina, piau, traíra, cascudo, pacu, paiba e câgado de lagoa. Conforme o Ibama, o trabalho segue até a quinta-feira (25). Ainda de acordo com o órgão, de 2017 até agora, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas de Xique-Xique.

A operação é realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que conta com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 35 pessoas participam do trabalho.

As ações visam realizar diagnóstico da situação das lagoas para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental – com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile