Chapada: Seriado de expedições de ciclistas mostra belezas da Estrada Real

Postado em nov 26 2018 - 6:43pm por Jornal da Chapada
capa

O pontapé inicial da “Expedição Estrada Real – Caminhos da Bahia Colonial” foi dado em Jacobina | FOTO: Divulgação |

O Bike Sertão Veredas é um seriado de expedições sobre bicicletas e vai partir para sua sétima aventura. Eles percorrem mais de 600 quilômetros da Estrada Real, que liga Jacobina a Rio de Contas – na Chapada Diamantina. As únicas vias de acesso do sertão durante o século XVIII, por onde passavam aventureiros, escravos e tropeiros. As estradas são trechos calçados, rústicos, de pedra irregular, circundadas por igrejas e outras construções da época, além das riquíssimas belezas naturais da Chapada Diamantina.

O pontapé inicial da “Expedição Estrada Real – Caminhos da Bahia Colonial” foi dado em Jacobina, na Chapada Norte, na última sexta-feira (23), onde partiremos da Igreja da Missão, o mais antigo templo religioso da cidade e marco zero da estrada. “Vamos cortar a caatinga, passando por trechos originais da estrada real, que foi montada pedra a pedra como um quebra-cabeça pelos escravos, por onde circulou o ouro no século XVIII. Ao longo da expedição, vamos passar por 15 municípios, até chegarmos a Rio de Contas, em 1º de dezembro, onde se encontra o maior trecho contínuo de Estrada Real no Brasil”, contou o ciclista Esron Carvalho.

Segundo ele, será remontado um tempo em que bandeirantes, em busca por riquezas e honrarias impossíveis em outras bandas, se animaram a mergulhar em um sertão inóspito em busca de ouro. “Arraiás e igrejas foram fundadas. Começaram então a desenhar os contornos que hoje compõe os 15 municípios que integram o circuito da estrada real da Bahia”, completou Carvalho.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.