Chapada: Em entrevista, secretária de Ação Social de Itaberaba fala sobre ações implementadas em 2018

Postado em dez 17 2018 - 2:19pm por Jornal da Chapada

A secretária Lívia Oliveira durante entrevista na Rádio Diamantina FM 95,5 | FOTO: Divulgação |

A secretária de Ação Social e Cidadania (Seas), Lívia Oliveira, participou na última semana do programa ‘A Hora da Cidade’, que foi ao ar pela Rádio Diamantina FM 95,5, abrindo a série de entrevistas com secretários municipais e outros agentes públicos. Eles farão, até o próximo dia 21, um balanço das ações implementadas pelas respectivas pastas durante o ano de 2018. Confira, a seguir, alguns pontos abordados pela secretária Lívia Oliveira.

Planejamento
A equipe de Ação Social se reuniu, durante o mês de fevereiro de 2018, para realizar a Semana de Planejamento das Ações da Rede Socioassistencial do Município, para planejamento geral das ações que foram implementadas durante o ano. “Nessa oportunidade, nós planejamos datas e planificamos todas as ações que iríamos colocar em prática. Toda a equipe que faz parte da secretaria participou ativamente do processo’, contou.

Dia Internacional da Mulher
Em março, a Seas promoveu a 1ª Marcha das Mulheres de Itaberaba, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a finalidade de fortalecer o empoderamento feminino. O evento contou com a participação especial da jornalista e influenciadora digital Maíra Azevêdo, popularmente conhecida como na internet como ‘Tia Má’.

Tempo de Repartir
Ainda em março, aconteceu o projeto Tempo de Repartir que distribuiu, na quinta-feira que antecede à Sexta-feira Santa, 24 toneladas de alimentos para milhares de famílias carentes da cidade – sede e zona rural de Itaberaba. “Nós distribuímos a ceia para 12 mil famílias carentes tanto da sede quanto para a zona rural do município”, frisou a secretária Lívia.

Dias das Mães
Em maio a Seas promoveu um Dia das Mães para lá de especial, contou a secretária. “Nós conseguimos levar, para dentro do Ginásio de Esporte, aproximadamente, 900 mães, atendidas pelos CRAS, para um momento dedicado exclusivamente para elas. Nós estamos em um governo novo que chegou com uma nova política, voltada para o carinho e a atenção para com as pessoas. Dessa forma, nós trocamos a apoteose de uma festa aberta para um momento mais aconchegante para as mães, dando a elas toda a atenção que merecem”, completou.

Dia das Crianças
Apesar das críticas, a Seas promoveu um dia das crianças especial, realizado na Praça Miguel Brito (antigo Coqueiro), no dia 23 de outubro. O evento foi adiado em razão do aniversário do trágico acidente ocorrido no dia das crianças de 2017 que acabou ofuscando o evento daquele ano, realizado na Praça Presidente Costa e Silva, ao lado do Ginásio de Esportes, e contou com a presença do Robozão. Este ano, a Festa foi um sucesso total e contou com a participação de Tio Paulinho além de muita brincadeira e diversão.

Dia dos Pais
Em agosto, pela primeira vez na história, a Secretaria de Ação Social Promoveu um evento dessa natureza, dedicado aos pais de Itaberaba. O evento aconteceu no Conjunto Vida Nova Itaberaba (Predinhos) e contou com diversas atividades, com direito a uma edição especial do Prefeitura Bairro, inclusive com a participação do Expresso Saúde. “Foi um projeto piloto que contou com distribuição de presentes, além de muita brincadeira entre os pais e os filhos do bairro”, lembrou Lívia.

CMQPS
A secretária destacou que o Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS) conseguiu, mais uma vez, capacitar profissionalmente mais de mil pessoas durante todo o ano. O CMQPS possui quatro laboratórios que oferecem, gratuitamente, diversos curso profissionalizantes. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se os de salgados, bolos típicos, biscoitos e sequilhos e panificação, isso para citar apenas os cursos do Laboratório de Gastronomia. Segundo a secretária, a ideia este ano foi a de oferecer cursos com duração menor para que as pessoas pudessem se capacitar em mais de uma atividade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.