Itaberaba: Coral ‘Vozes do Sertão’ revela talento musical de jovens e encanta público em apresentações

Postado em dez 27 2018 - 3:51pm por Jornal da Chapada



Em pouco mais de três meses de ensaios, o grupo com 40 vozes já realizou cerca de oito apresentações públicas | FOTO: Divulgação/Secom |

O coral ‘Vozes do Sertão’ integra o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Itaberaba, na Chapada Diamantina, já chama atenção de todos por onde tem se apresentado. Esse grupo afinadíssimo participa do Selo Unicef 2017/2020 e é formado por crianças e adolescentes, alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), com idades que variam entre 8 e 16 anos, sob o comando do maestro regente e produtor cultural João Carlos. Em pouco mais de três meses de ensaios, realizados em forma de oficinas, o grupo conta com 40 vozes e já realizou cerca de oito apresentações públicas – tanto em espaços abertos quanto fechados. O destaque fica para a qualidade vocal dos jovens, moradores dos bairros Concic e Batalhão, além da afinação diferenciada e da noção rítmica e percepção musical adquiridas por meio de exercícios e estudos.

Esse grupo musical se reúne semanalmente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Hercília Mascarenhas, na Feira Nova, e na Associação das Mulheres do Bairro da Concic (AMBAC) – onde realiza os estudos de canto e os ensaios das coreografias de cada performance. Segundo o idealizador do projeto, o produtor cultural João Carlos, a ideia inicial contempla a criação de três grupos corais que seriam denominados ‘Vozes do Sertão’. “Um composto por pessoas adultas, formado principalmente por funcionários públicos; um outro formado pelo público infanto-juvenil, cujos integrantes seriam alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Itaberaba, com idades entre 10 e 16 anos, além de um terceiro formado por idosos dos grupos de convivência dos Cras, da Universidade Aberta à Terceira Idade [UATI] além de outros interessados”.

Com um repertório de oito canções coreografadas, o grupo já se apresentou na Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), na solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na Culminância das atividades do Cras II e no evento de encerramento das atividades da Escola Municipal Euclides Barbosa, na Concic. Além disso, o grupo se apresentou também na solenidade de encerramento das atividades do projeto ‘Thubias’ e do programa ‘Comunidade, Vida e Saúde’, no Novo Ginásio de Esportes de Itaberaba. Ainda houve apresentação realizada no último domingo (23) no anfiteatro da Praça do Rosário.

Esse coral de Itaberaba também realizou apresentações, a convite do comércio local, em estabelecimento comerciais a exemplo do Supermercado Casa das Frutas e da Loja Discultura. Nesta última sexta-feira (28) do ano, o ‘Vozes do Sertão’ se reúne no Clube Arte de Itaberaba, das 9h às 14h, para uma confraternização com os integrantes do grupo, seus familiares e amigos. O evento contará com distribuição de brindes ofertados pelo comércio local que, assim como a prefeitura de Itaberaba, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult), Educação (Seduc) e Ação Social e Cidadania (Seas), apoiam integralmente o projeto. As informações são da Secom.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.