Chapada: Caruru de Cosme e Damião em Lençóis é tema de reportagem sobre gastronomia; veja vídeo

Postado em jan 8 2019 - 1:16pm por Jornal da Chapada

Esse vídeo é o terceiro de uma série chamada ‘Comidas de Axé!’, realização da Chef TV Brasil e Bonfim Produções | FOTO: Divulgação |

A apresentadora Deisy Anunciação foi até o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, na comunidade quilombola de Remanso, para conhecer mais do caruru feito para Cosme e Damião. Além disso, conheceu mais da cultura gastronômica entrelaçada na fé dos santos católicos, no candomblé conhecidos como Ibejis, assim como na religião de matriz africana com influência indígena vivenciada pela comunidade, o Jarê.

Esse vídeo é o terceiro de uma série chamada ‘Comidas de Axé!’, realização da Chef TV Brasil e Bonfim Produções. Deisy conversa sobre como foram preparadas as comidas feitas em equipe pela família da Vó Maria, matriarca que oferece o banquete às crianças há cerca de 20 anos na comunidade. A tradição local manda que a comida seja servida ao meio-dia. Aí chega a hora de se esbaldar com o cortado de abóbora, galinha cozida, vatapá, feijão fradinho e caruru.

“Pra mim foi uma missão porque meus filhos ficaram doentes e fiz promessa que se nenhum morresse eu daria esse caruru”, contou Vó Maria. No episódio é possível conhecer um pouco da cultura e da sabedoria popular, como das benzedeiras e o uso de ervas, plantas de poder.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo na íntegra

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.