#Mundo: Astrônomos podem ter gravado momento de impacto de meteoro na Lua

Postado em jan 28 2019 - 11:06am por Jornal da Chapada

Quem flagrou o momento foi o astrônomo Anthony Cook, do Observatório Griffith de Los Angeles, que transmitiu o eclipse | FOTO: Divulgação |

Astrônomos norte-americanos podem ter gravado o momento exato em que um meteoro colidiu com a Lua durante um eclipse lunar, que aconteceu na última segunda-feira (20). Um breve flash de luz foi percebido próximo à superfície da Lua, quando o satélite assumiu tom avermelhado.

Quem flagrou o momento foi o astrônomo Anthony Cook, do Observatório Griffith de Los Angeles, que transmitiu o eclipse. De início, o rápido brilho que surgiu próximo ao satélite foi entendido por Cook como apenas um defeito da câmera, provocado pela lente. Porém, com o tempo, imagens do fenômeno começaram a circular pelas redes sociais e especialistas do mundo inteiro chegaram à conclusão de que a única explicação possível era de que algo havia colidido com a Lua .

O impacto não foi exatamente o feito inédito, mas sim a captura dele em plena ‘ Super Lua de Sangue de Lobo’ . Há bilhões de anos, corpos celestes colidem com o satélite com significativa frequência. Porém é rara a captura de um desses impactos, ainda mais durante um eclipse. “Eu não ouvi falar de ninguém que tenha visto um impacto como este antes durante um eclipse lunar “, disse Sara Russell, professora de ciências planetárias do Museu de História Natural de Londres, ao The New York Times .

O Orbitador de Reconhecimento Lunar da Nasa, uma espaçonave robótica que orbita o satélite, pretende localizar a nova cratera e descobrir o tamanho do objeto que atingiu a Lua e o momento em que isso ocorreu. Cowart acredita que tem “provavelmente o tamanho de uma bola de tênis”. As informações são de Último Segundo IG.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.