Chapada: Lençoense é finalista do concurso ‘Deusa do Ébano’ pela segunda vez em Salvador

Postado em jan 30 2019 - 8:59pm por Jornal da Chapada

Em 2018, Ivana Paixão participou da disputa com outras 88 candidatas e abriu caminhos para uma estética e identidade que reflete a diversidade cultural da jovem mulher negra do interior da Bahia | FOTO: Divulgação |

Mais uma vez a lençoense Ivana Paixão está entre as 15 classificadas para a final do concurso de beleza ‘Deusa do Ébano’, do tradicional bloco afro soteropolitano Ilê Aiyê. Ela faz parte do Grãos de Luz Griô em Lençóis, na Chapada Diamantina. Depois de concorrer com 115 mulheres, Ivana convocou as pessoas, amigos, chapadeiros a contribuir com a vaquinha virtual para preparação com figurinos, maquiagens, sapatos, acessórios, aulas de dança particular, transporte, alimentação e alimentação.

“Filha das águas doces da Chapada Diamantina, sigo plena com a certeza que já nasci Deusa, coroada com meu maravilhoso Black Power”, disse em suas redes sociais. Ivana vai levar à Salvador a sua ancestralidade, como ela mesmo disse. “Trago em mim a força das minhas yabás, das mulheres lençoenses nagôs, interioranas, chapadenses, negras, brancas e indígenas, juntas”, afirmou.

Em 2018, ela participou da disputa com outras 88 candidatas e abriu caminhos para uma estética e identidade que reflete a diversidade cultural da jovem mulher negra do interior da Bahia. Apesar de não ter vencido, a participação foi válida. “Ser uma das finalistas ao título ‘Deusa do Ébano’ do Ilê em 2018 é um símbolo de empoderamento, afirmação, ancestralidade e identidade da mulher negra”, disse à época. Acesse o site e contribua clicando aqui.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.