O trabalho de preparação do ‘Parque do Horto’, espaço de mais de 70 mil metros quadrados que vai receber a terceira ExpoPraguaçu 2019 — entre os dias 20 e 24 de março, caminha em ritmo acelerado, dentro do cronograma estipulado, com 65% dos trabalhos de infraestrutura já concluídos, o que inclui, 80% da construção do Pavilhão de Gado de Leite, além dos trabalhos de limpeza geral que já foram concluídos.
A ExpoParaguaçu 2019 abrigará, além da Feira de Animais de Alta Genética, a Feira Territorial da Agricultura Familiar, a Feira de Aves e Pequenos Animais e o primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu. Além disso, também acontecem os leilões e as competições ranqueadas. Este ano, a Feira promete ser uma das maiores de todos os tempos, a começar pelo novo espaço que, com o dobro do tamanho, deve aumentar o número de expositores.
Estão sendo construídas cerca de 40 baias no Pavilhão de Gado de Leite e 12 baias para os cavalos. Entretanto, a maioria das estruturas serão móveis, o que inclui 250 toldos, 80 barracas para a Feira Territorial, ‘estandes especiais’ para a Feira de Aves e Pequenos Animais e o Festival Gastronômico, além de cerca de 240 currais, sendo 140 para caprinos e ovinos e 100 para equinos. No total, o número de animais deve duplicar, passando dos cerca de 1.300, no ano passado, para mais 2.500 nesta edição da ExpoParaguaçu 2019.
Segundo o secretário municipal Fabrício Martinez (Seagri), os trabalhos de preparação dos espaço, localizado às margens da BR 242, na altura do posto de combustível Santa Helena, estão rigorosamente dentro do planejado. “Não descuidamos de nada. A limpeza geral, pesada, já foi totalmente concluída. Agora, estamos trabalhando para concluir o Pavilhão de Gado de Leite e as Baias dos Cavalos que serão umas das poucas estruturas fixas no Parque para o evento”, disse Matinez.
Além do trabalho de limpeza e de construção de estruturas, os acessos ao Parque do Horto de Itaberaba já estão sendo qualificados para possibilitar mais conforto e segurança a todos durantes os quatro dias do evento. Em sua última edição, a Feira atraiu a atenção de mais de 20 mil pessoas e gerou mais de R$ 4 milhões em negócios relacionados diretamente com a ExpoParaguaçu. A expectativa para este ano é de que estes números aumentem.
A ExpoParaguaçu 2019 é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Esta edição da Feira, que será realizada no Parque do Horto de Itaberaba, conta ainda com o apoio da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a primeira etapa da Copa de Pascoa 2019 durante a terceira ExpoParaguaçu de Itaberaba. As informações são da Secom.
Leia também
Itaberaba: Exposição agropecuária terá primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu
Chapada: Prefeitura de Itaberaba garante que ExpoParaguaçu 2019 será a maior de todos os tempos
Chapada: Prefeito garante apoio do governo estadual para a ExpoParaguaçu 2019 em Itaberaba
Chapada: Itaberaba recebe etapa da Copa da Páscoa pela primeira vez durante a ExpoParaguaçu 2019
Chapada: Feira de aves e pequenos animais é mais uma atração da ExpoParaguaçu 2019 em Itaberaba