Chapada: Itaberaba deve ter Policlínica Regional de Saúde, afirma secretário durante reunião com prefeitos

Postado em fev 7 2019 - 7:27pm por Jornal da Chapada

Presente à reunião, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, se mostrou otimista quanto à vinda de mais este grande investimento para a região | FOTO: Divulgação |

O secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Villas Boas, anunciou, na última terça-feira (5), que Itaberaba, município da Chapada Diamantina, poderá receber Policlínica Regional de Saúde (PRS). Durante uma reunião com prefeitos das regiões do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada ficou definida, ainda, a criação de um Consórcio Público de Saúde que será responsável pela administração da primeira PRS da região, que deve ser construída em Itaberaba, e vai beneficiar a cerca de 400 mil pessoas. O protocolo de intenções deve ser apresentado ao Governo do Estado no próximo mês de março e já conta com a adesão de 12 municípios.

Presente à reunião, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), se mostrou otimista quanto à vinda de mais este grande investimento para a região. “Com certeza, no mês de março, vamos materializar esse Consórcio com a assinatura do protocolo de intenções e a Policlínica de nossa região, que é tão carente de serviços, finalmente vai sair”, disse o prefeito que, anteriormente, já havia conquistado, também junto ao Governo do Estado, a reabertura do Hospital Regional de Itaberaba (HGI).

A policlínica é uma unidade especializada de apoio diagnóstico, com serviços de consultas médicas em 11 especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos. Além disso, contam com 12 consultórios equipados com estrutura de ponta.

Construídas em locais estratégicos do Estado, com a finalidade de proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais conforto, uma vez que não precisam mais se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para serem atendidos. As policlínicas contam, também, com uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender às demandas específicas de cada região.

Segundo a Sesab, o estado possui 28 Regiões de Saúde que se aglutinam em nove Macrorregiões de Saúde. Os municípios de cada uma dessas regiões têm se unido, formando “Consórcios de Saúde” para, juntos, em parceria com o Governo do Estado, dividirem os custos com a assistência à Saúde e melhor atenderem à população. Atualmente existem 17 Consórcios do tipo na Bahia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Rui fala do início das obras de hospital em Itaberaba e da instalação de maternidade em Seabra

Chapada: Prefeitos da região discutem consórcio de saúde com secretário estadual em Salvador

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

2 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.