Chapada: Projeto ‘Montanha para Todos’ usa cadeira especial para pessoas com dificuldade de locomoção

Postado em fev 9 2019 - 5:10pm por Jornal da Chapada

A ideia é que a cadeira, chamada de ‘Julietti’, seja acessível ao maior número de pessoas com deficiência para conhecer as trilhas da região chapadeira | FOTO: Divulgação/Guia Chapada Diamantina |

A Chapada Diamantina foi presenteada com a ‘Julietti’, uma cadeira de uma roda adaptada para ser utilizadas nas trilhas por pessoas com dificuldade de locomoção. A cadeira é fruto do projeto ‘Montanha para Todos’, que busca tornar áreas naturais mais acessíveis para este público. “Estamos muito felizes e sonhando em ver a Julietti rodando pelas trilhas da Chapada Diamantina”, comentou Vanessa Almeida, diretora da agência ‘Nas Alturas’, tutora da cadeira na região.

A ONG Montanha para Todos foi fundada pelo casal Juliana e Guilherme. Apaixonados por trilhas, montanhas e viagens, caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que Juliana teve um câncer de mama. Com apoio da família e com muita determinação, o casal venceu esta batalha. Após a cura, o casal decidiu então ter um filho. Juliana engravidou, mas durante a gravidez, um novo problema de saúde apareceu: Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara, por conta do reaparecimento do câncer. Com muita luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez e o pequeno Benjamin nasceu.

O amor do casal pelas montanhas continuava, mas Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Para fazer a Juliana viver a vida do jeito que ela estava se impondo, Guilherme fez uma promessa a sua esposa: “Onde você quiser ir, eu vou te levar!” A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira, a “Julietti”, uma cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana. A cadeira deu tão certo que a ideia é que ela, a Julietti, seja acessível ao maior número de pessoas com outras deficiências.

Julietti
Este é o nome carinhoso dado para a cadeira adaptada desenvolvida por Guilherme para ajudar a esposa Juliana e todas as pessoas com mobilidade reduzida a passar por trilhas de difícil acesso. O projeto tem o objetivo de espalhar Juliettis por todo Brasil. Para usá-las, não é preciso pagar nada. O cadeirante deve entrar em contato com as pessoas que as guardam. No caso da Julietti da Chapada Diamantina, basta procurar a Vanessa Almeida da agência ‘Nas Alturas’ para utilizá-la. Jornal da Chapada com informações do site Guia Chapada Diamantina.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.