Chapada: Semana de Arte e Cultura mobiliza ativistas durante ExpoParaguaçu em Itaberaba

Postado em mar 8 2019 - 10:42pm por Jornal da Chapada

Este ano o evento traz como tema ‘Itaberaba nos Trilhos da Cultura’ | FOTO: Divulgação |

Dentre as diversas atrações que farão parte da 3ª ExpoParaguaçu 2019, que acontece entre os dias 20 e 24 no Parque do Horto de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, está a 9ª Semana de Arte e Cultura. Os eventos da Semana devem acontecer nos dias 22 e 23 de março (sexta-feira e sábado), nos três turnos. Durante o dia, estão programadas diversas visitas especiais, a exemplo dos alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) que poderão apreciar, também, as atrações da 3ª ExpoParaguaçu 2019 com exposições de animais de grande e pequeno porte.

Este ano o evento traz como tema “Itaberaba nos Trilhos da Cultura”. A proposta visa reforçar o papel da cultura na sociedade, além de ampliar o sentimento de pertencimento e identidade através das diversas manifestações artísticas. A 9ª Semana de Arte e Cultura de Itaberaba, que tradicionalmente abre as comemorações pelo aniversário de emancipação político-administrativa do município, contará com o Barracão Cultural, um espaço que está sendo erguido no Parque do Horto para abrigar as exposições com as diversas linguagens artísticas e culturais, a exemplo do teatro, da dança, da música, da fotografia, da literatura e do artesanato.

No Barracão Cultural também acontecerão as oficinas temáticas, homenagens a artistas e personalidades locais, e os concursos culturais. Serão realizados concursos de dança, música, poesia e fotografia, além das oficinas culturais. A 9ª Semana de Arte e Cultura de Itaberaba contará, ainda, com a participação especial de artesãos de Maragogipinho, o maior centro cerâmico da América Latina.

Em paralelo à Semana, acontecerá a 2ª Feira Literária de Itaberaba (Flita) que contará, por sua vez, com diversas ações voltadas para o universo literário, a exemplo da “Contação de Histórias” e da Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, além da leitura de poemas e da popular Literatura de Cordel, gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

O evento, realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) — em parceria com as secretaria municipais de Educação (Seduc), Ação Social e Cidadania (Seas) e de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), além do apoio de entidades da sociedade civil organizada, se constitui em fórum legítimo para o debate cultural, tanto do ponto de vista local quanto de toda a região. Participe. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.