Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Políticos da região se mobilizam e cobram recuperação da BA-142 ao governo de Rui Costa

capa23
O encontro foi na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva e contou com representantes dos quatro municípios: Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Tanhaçu | FOTO: Montagem do JC |

A recuperação da BA-142, uma das demandas cobradas por moradores de diferentes municípios da Chapada Diamantina e de motoristas que utilizam a via para escoamento de produção, foi pauta de encontro com políticos da região. Essa reunião aconteceu no último sábado (9) e foi considerada como “o pontapé inicial do movimento em prol da recuperação da estrada”. O encontro foi na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva e contou com representantes dos quatro municípios: Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Tanhaçu.

“A pauta do encontro foi a recuperação da BA-142, sobretudo o trecho que compreende o município de Anagé até Ibicoara, parte mais crítica da estrada, que é utilizada, dentre outras finalidades, como passagem para pacientes que fazem tratamento de saúde em outros municípios, para escoamento da produção da região e turismo”, aponta texto de assessoria enviado ao Jornal da Chapada.

Os políticos iniciaram o movimento e aprovaram uma carta aberta que será entregue ao atual governador da Bahia, Rui Costa (PT) – pedindo a recuperação da estrada estadual. Também foi criado um abaixo-assinado, que vai recolher assinaturas de moradores dos quatro municípios supracitados. Dados divulgados pelo grupo apontam que, em média, aproximadamente 100 mil pessoas são diretamente afetadas com a situação da BA-142, local onde já ocorreram diversos acidentes.

“A luta pela recuperação dessa estrada representa um esforço conjunto das cidades do Portal da Chapada, que se uniram para buscar mais desenvolvimento para a região. O asfaltamento da BA-142 vai desenvolver o potencial turístico, facilitar a locomoção dos moradores e diminuir os índices de acidente no local”, afirma trecho de texto de assessoria.

Participaram do encontro o prefeito de Barra da Estiva, João Machado; o vice-prefeito de Barra da Estiva, Ernilson Souza; os vereadores de Barra da Estiva: Valter Pereira, o presidente da Câmara Valdinei Caíres (Bô); o vice-prefeito de Tanhaçu, José Wilton; os vereadores de Tanhaçu: Eduardo Santana, José Wanderley e o presidente da Câmara Valdívio Filho (Galego).

Também estiveram no encontro o chefe de gabinete do prefeito de Tanhaçu: José Santana; os secretários municipais de Barra da Estiva: Charles Tony Lima, Ednaldo Silva, Adílio Caíres, Sirlandra Machado. Colaboraram com o evento, representantes da Plenna Assessoria e o diretor presidente da empresa, Bruno Bastos. Jornal da Chapada com dados de assessoria.

Leia também

Chapada: Péssimas condições de trecho da BA-142 entre Ituaçu e Tanhaçu revoltam moradores da região

Chapada: Buracos continuam sendo motivo de preocupação de quem passa pela BA-142 na região de Tanhaçu

Chapada: Motoristas reclamam das condições da rodovia BA-142 que interliga municípios da região

Chapada: Recuperação da BA-142 entre Andaraí e Mucugê é esperada

Chapada: Políticos querem agilidade na obra de recuperação de trecho de estrada entre Mucugê e Andaraí

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas