Abóbora, licuri, mel, abacaxi, carne de carneiro e porco, entre outros ingredientes da agricultura familiar foram utilizados por chefs de cozinha que participaram do primeiro Festival Gastronômico, realizado na 3ª ExpoParaguaçu e Feira Territorial da Agricultura Familiar. Os eventos contam com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e segue até este domingo (24), no Horto Municipal de Itaberaba, na Chapada Diamantina.
Estudantes, cozinheiras e o público interessado em culinária, tiveram a oportunidade de participar de aulas com os seguintes chefs de cozinha renomados a exemplo de Caco Marinho, que apresentou o prato barreado de carneiro com arroz; a chef Andréa Albuquer apresentou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi; e Bruna Moreira, porco defumado com abacaxi caramelizado.
Receitas, dicas de como tratar o alimento para que não haja perda de nutrientes e formas de conservação da comida pronta foram compartilhada durante as aulas. “Acho que o mais bacana nesse Festival é a troca com produtor rural e consumidor final, essa interação traz um novo olhar para o trabalho valioso do agricultor familiar”, observou Bruna.
O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, pontuou que a inserção do Festival Gastronômico, pela primeira vez na programação da Expo Paraguaçu, “fiquei encantado, pois foi um sucesso e agradou o público, tivemos casa cheia todos os dias das aulas. Uma mistura de sabores com vários produtos da região”, sintetizou.
Degustação
Vanessa Torres faz o curso Técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu (CETEP), “saborear o barreado de carneiro foi muito bom, além de recebermos muitas instruções que dialogavam com conteúdos já vistos em sala”, opinou.
Já Marilene Matos, integrante do Conselho Tutelar, degustou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi. Para ela o que chamou mais atenção foi a apresentação da receita, pois a chef Andréa Albuquerque, especialista em pães, também ensinou como é possível fazer um pão com fermento natural. “A combinação do pão, com chutney e geleia, harmonizou muito bem, ficou leve, saboroso. Uma delícia!”. As informações são de assessoria.